Política

Gracimeri Gaviorno assume interinamente a segurança pública e defesa social

Postada em:

A subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social (Sesp), Gracimeri Gaviorno, ficará à frente da pasta, por 10 dias, a partir desta quinta-feira (8), período em que o secretário André Garcia estará de férias. O anúncio foi oficializado na tarde desta quarta-feira (7), durante uma solenidade no Palácio Anchieta. 

O governador Paulo Hartung afirmou que Gracimeri assume interinamente a pasta da Segurança Pública com base na meritocracia. "Esta curta substituição é um gesto ligado à meritocracia e a carreira de Gracimeri, além de uma demonstração de fortalecimento da presença das mulheres no espaço de liderança. Cada vez mais mulheres estão exercendo a liderança de forma competente e comprometida", salientou o governador Paulo Hartung.

Gracimeri Gaviorno agradeceu a confiança do governador e, na presença de delegados, superintendentes e do chefe de Polícia Civil do Estado, Guilherme Daré, além de outras autoridades, confirmou que vai trabalhar intensamente durante o período.

"Pela segunda vez recebo do governador essa confiança. Durante esse período vamos continuar trabalhando de forma integrada, como o secretário André Garcia premissa, com inteligência e estratégia para promover as ações da Secretaria, estar mais perto da população e fazer com que nossas forças combatam a criminalidade", comentou.

Perfil de Gracimeri Gaviorno
Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno é natural de Colatina/ES. Graduada em Direito pela Ufes, é Mestre em Direitos e Garantias Constitucionais na FDV/ES e especialista em Processo Civil e em Segurança Pública na UFES.

Atuou na área acadêmica como professora nos cursos de Mestrado profissional, Pós-graduação em Inteligência, graduação em Direito e em Formação e Capacitação Policial. Publicou livros e artigos científicos.

Ingressou nos quadros da Polícia Civil em 1994 como Papiloscopista e em 1999 assumiu como delegada de Polícia.

Em 2001, implantou o Disque-Denúncia 181 e atuou em várias delegacias, entre elas: Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa, delegacia de Costumes e Diversões, delegacia de Defraudações e Falsificações, delegacia da Mulher e delegacia de Furtos e Roubos de Veículos.

Em 2013, assumiu a Superintendência de Polícia Técnico-científica. Em 2015, foi nomeada Delegada Chefe da Polícia Civil do Estado do Espírito Santo e permaneceu até novembro de 2016.

Fonte: Governo do Estado