Eventos

Aldeias de Aracruz comemoram o dia do índio

Postada em:

Hoje, 19 de abril, é comemorado o Dia do Índio. Por isso é grande a movimentação dos indígenas nas aldeias de Aracruz. No município existem 12 aldeias que abrigam, no total, aproximadamente de 3700 índios. Em todo o Espírito Santo são aproximadamente 11 mil indígenas, segundo Vilson Bonedito de Oliveira, chefe da coordenação técnica local da Fundação Nacional do Índio - Funai.

Tradicionalmente, no dia do índio as aldeias se confraternizam em comemoração à data e recebem visitas de turistas, estudantes e várias pessoas da própria cidade, que prestigiam o evento.

Nesta quarta feira, a programação da festa acontece principalmente na Aldeia de Caieiras Velha. Pela manhã houve hasteamento de bandeiras, apresentação do hino nacional cantado em Tupi e discursos de autoridades.

    

Para a tarde estão programados apresentação da Banda de Tambor e Danças (Kurumins e Guerreiros). Outra atração são os Jogos Indígenas, que inclui luta corporal, arco e flecha, travinha, zarabatana, arremesso de lanças, cabo de guerra, desfile garota e garoto Tupinikin, Teatro (A luta pela terra) e show com Garotão do Forró.

Visitantes são bem recebidos pela comunidade.