Economia

Pressão popular dá resultado e reajuste de 100% da água passará para 20% em JN

Postada em:

Valeu à pena toda a mobilização popular de João Neiva contra o reajuste de 100% nas taxas do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE – de João Neiva. Após o reajuste, cobrado pela primeira vez na conta de água do início de fevereiro, foram muitas as reclamações da população através das redes sociais. As manifestações não se limitaram à internet. A tribuna livre da câmara municipal foi utilizada em três ocasiões por representantes da comunidade, que mostraram total insatisfação com o reajuste, que consideravam abusivo. Numa atitude paralela aos discursos, a Associação de Moradores do Bairro de Fátima promoveu um abaixo assinado, que teve a adesão dos cidadãos insatisfeitos com os valores dobrados das tarifas.

Como o Site Aracruz antecipou no dia 9 de março, a possibilidade de que o reajuste de 100% poderia ser reduzido a 20%, a prefeitura de João Neiva confirmou nesta quarta - feira (29), que no dia anterior o Ministério Público Estadual deu parecer favorável ao pedido de revisão do reajuste da tabela de serviços do SAAE reduzindo para 20% o reajuste de 100% que já estava em vigor.

Segundo decisão do juiz de direito, Gedeon Rocha Lima Junior, a nova tabela do SAAE será com os novos valores pelo período de 6 meses contados a partir do mês de abril, com cobrança no início de maio. Ainda, segundo a decisão, a prefeitura terá o prazo dos mesmo 6 meses para implementar a tarifa social.

Para Marcos Ribeiro, presidente da Associação de Moradores do Bairro de Fátima, foi de bom senso a decisão do poder executivo de pedir a revisão do reajuste.

“O executivo ouviu o clamor das ruas e fez valer a vontade do povo, que é quem deveria ter sido ouvido quando tomaram a decisão de fazer o acordo”, afirmou o líder comunitário.

O decreto, que reajustou os serviços do SAAE em 100%, foi assinado no final de dezembro de 2016 pelo então prefeito Romero Gobbo Figueiredo, após acordo com o Ministério Público e o judiciário. Parte dos recursos arrecadados com o reajuste deveriam ser empregados em obras de estação de tratamento, visando a despoluição dos rios que cortam o município.

 

João Neiva – Aumento da taxa do SAAE pode ser revisto para baixo 

http://www.sitearacruz.com.br/noticia/1198/cat/20/joao-neiva-aumento-nas-taxas-do-saae-pode-ser-revisto-para-baixo.html