Cidades

Moradores de João Neiva fazem abaixo assinado contra 100% de aumento na conta de água

Postada em:

Um abaixo assinado. Esta foi a maneira que moradores de João Neiva encontraram para manifestar sua insatisfação com o reajuste de 100% das taxas cobradas na conta de água do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE. O assunto, que já era um dos mais comentados da cidade, ganhou força nos últimos dias, após as contas começarem a chegar às casas dos consumidores.

Em reunião, realizada no último dia 19 de janeiro, representantes do SAAE explicaram que o reajuste ocorre por decisão judicial para que parte dos recursos arrecadados seja investida em obras de estações de tratamento do esgoto, como forma de despoluir os rios da região.

Apesar das explicações, ainda incompletas (não se sabe como se chegou ao índice de 100% de reajuste), são muitas as reclamações de moradores, através das redes sociais.

Inconformados por verem suas contas terem os valores dobrados, os moradores derem início, nesta sexta-feira (17) a um abaixo-assinado pedindo que o prefeito Otávio Abreu Xavier (PP) revogue o decreto 6.109, que reajusta os valores e que foi assinado pelo ex-prefeito Romero Gobbo Figueiredo, no término de seu mandato, em dezembro de 2016. A expectativa é de se alcançar um mínimo de 3 mil assinaturas, que estão sendo coletadas no comércio da cidade e por lideranças comunitárias. A iniciativa foi da Associação de Moradores do Bairro de Fátima.

Segundo Marcos Ribeiro, presidente da associação, que esteve reunido com o prefeito Otávio Abreu Xavier nesta quinta-feira (17), na prefeitura, Xavier teria dito estar ciente de que aumento é abusivo e imoral, mas que apesar disso, o prefeito teria se mostrado irredutível sobre a possibilidade de revogar o decreto. “Ou seja, o aumento é abusivo e imoral, mas se coloca dinheiro nos caixas do SAAE e da prefeitura, ele aceita e apóia, questiona o líder comunitário.

“O prefeito está se escondendo atrás do ex-prefeito para poder aumentar as tarifas de água e esgoto da população em um momento de crise e desemprego que assola o País. Ele também não conseguiu me provar que o Ministério Público e o Judiciário determinaram que o aumento fosse em fevereiro e de uma só vez. Não existe uma data definida para o aumento na tarifa. Isso poderia ser feito de forma escalonada, durante um prazo que não sacrificasse a população mais carente, concluiu Ribeiro.”

Em resposta, a prefeitura enviou a seguinte nota ao Site Aracruz: “O Prefeito de João Neiva, Otávio Abreu Xavier, declara que não houve qualquer irredutibilidade em revogar o decreto nº 6.109, assinado no dia 29 de dezembro de 2016. O aumento tarifário da tabela de serviços do SAAE é uma determinação judicial que precisa ser cumprida. O prefeito está aberto ao diálogo com a população, imprensa e lideranças comunitárias, portanto vem recebendo jornalistas e diferentes membros da sociedade civil para debater o assunto. Otávio ainda informa que já está agendada uma reunião para o dia 7 de março, com o promotor de justiça, Dr. Hermes Zaneti Junior, para discutir alternativas e soluções para o tema.”