Cidades

Discurso de vereador causa tumulto e sessão da Câmara de Ibiraçu é suspensa

Postada em:

O clima esquentou durante a sessão da câmara de vereadores de Ibiraçu na noite desta segunda-feira (07). Um tumulto foi iniciado após o discurso do vereador Cleber Rodrigues, mais conhecido como Respolho (PP), que tentou explicar o suposto pedido de exoneração do médico Marcos Moro, que era contratado pelo Município. O vereador foi acusado de ser o responsável pelo desligamento do médico que teria rompido seu contrato com o Município após ser procurado pelo vereador em sua clínica particular. Foto ilustrativa

Após dizer que ao não encontrar o médico por duas vezes no Pronto Socorro e que foi à clínica particular cobrar explicação pelo fato de o profissional não estar cumprindo sua carga horária no Programa Saúde da Família-PSF e no Pronto Socorro Municipal, Rodrigues teria dito que não foi o responsável pela exoneração do Dr. Marcos e que não tem esse poder. “Se eu tivesse esse poder demitiria essa aí”, teria dito o vereador apontando para a secretária municipal de saúde Viviane Sfalsin, que assistia à sessão.

Foi aí que parte do público presente iniciou vaias e críticas direcionadas ao vereador. O presidente da Câmara José Luiz Teixeira (PSDB) tentou controlar os ânimos do público e pediu que o vereador respeitasse o regimento da Casa, mas o público não se conteve e como os ânimos estavam muito exaltados o presidente decidiu suspender a sessão.

Na manhã desta segunda-feira Respolho postou um vídeo em que acusa o médico de não cumprir as horas pelas quais recebe em contrato com o Município. Segundo o vereador, Mouro teria dois contratos com a prefeitura sendo um de 20h semanais para trabalhar no PSF. “No PSF ele só trabalha um dia na semana que é na quinta-feira”, disse o vereador.

Ainda de acordo com Respolho, o médico também é contratado como diretor clínico do Pronto Socorro Municipal e por esse contrato deveria cumprir 40h semanais, mas a carga horaria não estaria sendo respeitada pelo profissional.

A sessão interrompida nesta segunda-feira será retomada na quinta-feira (10). Há rumores de que para evitar novo tumulto, a sessão poderá ser fechada ao público. A informação, no entanto, ainda não foi confirmada pelo presidente da câmara.

Procurada pela reportagem do Site Aracruz, a prefeitura de Ibiraçu não respondeu se o médico estaria ou não deixando de cumprir sua carga horária. A prefeitura também não respondeu sobre a suposta exoneração do profissional.