Educação

Alunos de Aracruz doam telescópio para a escola em feira de ciências

Postada em:

Com o tema Grande Cientistas, a feira de ciências realizada pela Escola Misael Pinto Netto, em Aracruz, movimentou a comunidade escolar nessa semana de ciência e tecnologia. A feira é interdisciplinar e contou com os trabalhos e pesquisas de todos os professores que compõem a ciência da natureza do docente da escola, mas o que chamou a atenção nessa feira de ciências foi o produto final do resultado das pesquisas realizadas por duas turmas de primeiro ano.

Como o foco deles era estudar e pesquisar sobre a história do físico e astrônomo italiano Galileu Galilei, os alunos fizeram uma vaquinha e adquiriram um telescópio do tipo luneta para compreender como o físico italiano melhorou significativamente o telescópio refrator, e com ele descobriu as manchas solares contribuindo decisivamente na defesa do heliocentrismo.

Após a construção e organização do conhecimento, os alunos apresentaram o resultado na feira de ciências e doaram o telescópio para a escola como uma contribuição para os estudos astronômicos para os alunos desse ano e dos próximos.


A ideia de adquirir um telescópio foi do Professor de física Fabrício Antunes que logo teve sua ideia comprada pelos alunos. Entretanto, o telescópio tinha um custo. Foi aí que os alunos entraram em cena e protagonizaram uma ação interna na sala, que adquiriu os recursos necessários para a aquisição do telescópio e para a ornamentação do ambiente de exposição do equipamento na feira de ciências.


Para o professor organizador a feira de ciências motiva os alunos no processo de aprendizagem pois, ao ter a necessidade expor os trabalhos, eles buscam e organizam o conhecimento com qualidade.

“Fiquei impressionado com o desempenho dos alunos, sabia da competência deles e de como eles se dedicam ao que fazem, mas não pensei que eles chegariam a esse ponto de adquirir um telescópio mesmo que simples e doariam para a escola.

Isso mostra o grau de comprometimento que nossos alunos tem, ou seja, basta acreditar neles e dar espaço que eles trazem os resultados. Dessa vez quem ganhou foi a escola”,  afirma Antunes.


Para o aluno Pedro Augusto a feira de ciência motivou, além da vontade de adquirir o telescópio, a aprendizagem também.


“A gente buscou e acreditou que isso seria possível, ou seja, além da aprendizagem que ficou, a gente ajuda outros alunos com esse recurso tão importante e gera curiosidade dos alunos quanto à astronomia. Achei muito legal essa ideia”, afirma o estudante.

A feira de ciências da escola Misael contou com várias apresentações com alunos das turmas de primeiro a terceiro anos.