Educação

1ª Mostra de Robótica movimenta alunos da Escola Misael Pinto Neto

Postada em:

Alunos da Escola Misael Pinto Netto de Aracruz realizaram a primeira Mostra de robótica. O evento ocorreu nesta quarta-feira (23). Essa foi a primeira vez que a escola realizou uma mostra de robótica voltada para a programação de Arduino e reutilização de mais recicláveis e sucatas.

Leia também: Desentendimento entre mulheres termina com uma esfaqueada em Aracruz

A ideia foi do professor de física Fabrício Antunes que viu na semana de ciências e tecnologia uma forma de trabalhar conceitos da disciplina de maneira prática e ainda promover uma motivação a mais para os alunos nesse fim de ano. A 1ª mostra de robótica teve até música ao vivo com a performance do aluno Samuel Silva com voz e violão. O evento foi prestigiado por toda comunidade escolar do turno vespertino, que contou com 12 projetos de robótica, momento de interação com jogos envolvendo a física e simulador usando realidade aumentada.
 

Para o professor Antunes, além da aprendizagem que fica, a robótica traz um gás a mais para os alunos terminarem o ano letivo sem perder motivação da escola.

“Falar em robótica, é ver os olhos dos alunos brilharem. É ver a chama da vontade deles reascender nesse final de ano letivo. Isso porque eles amam ser ativos, se sentir pertencentes ao grupo e, acima de tudo, amam estar no centro das atenções. O que faço é transformar isso em realidade e o que eles chamam de estar no centro chamo de protagonismo, é isso que eles precisam e é isso que, como escola, temos que oferecer”, afirma o professor.
 

Para o aluno Samuel Silva, participar da primeira mostra de robótica é entrar para a história.
 

“Já estou no terceiro ano e logo vou sair da escola. Tive essa oportunidade de antes de sair fazer parte da história do Misael mostrando meu projeto na primeira mostra de robótica. Espero que os colegas que vão continuar possam viver e reviver essas emoções, que deixam marcas para sempre, nos próximos anos também”, afirma o estudante.
 

O professor ainda ressalta a dificuldade de se trabalhar robótica na escola devida à falta de recursos. Essa mostra de robótica, por exemplo, foi feita com recursos dos alunos e do professor.
 

“Embora estejamos em plena era da tecnologia, ainda não temos como explorar mais os talentos de nossas crianças devido à escola não ter os kits de robótica. Tudo é muito caro e isso acaba não se tornando acessível a todos os alunos, o que é lamentável”. Concluiu Antunes.

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica

Mostra de Robótica