Educação

Ônibus 4x4 que vai atender alunos da aldeia Comboios já está em Aracruz

Postada em:

Em Aracruz a semana começa com uma boa notícia. Nesta segunda-feira (07) chegou ao pátio da Prefeitura de Aracruz o ônibus que vai atender as crianças da aldeia tupiniquim Comboios, a partir do próximo ano letivo. O veículo é um pedido antigo da comunidade e vai solucionar o problema dos alunos que chegam a caminhar por 12 quilômetros para chegar à escola.

De acordo com a Secretaria Municipal de Educação (Semed), o processo para aquisição do ônibus para levar as crianças de Comboios à escola tramita desde 2013. Em 2017, a Semed passou a buscar opções e orçamentos de um veículo capaz de trafegar pelos caminhos arenosos da aldeia, até encontrarem o transporte ideal, adaptado para esse tipo de terreno. O transporte tem a capacidade de levar 13 pessoas sentadas e vai beneficiar cerca de 31 alunos da aldeia.

 

“A aldeia Comboios está localizada numa faixa de areia entre o mar o rio. Esse areal é muito difícil de passar, principalmente para as crianças, que além de caminharem pela areia que afunda os pés, também fazem o caminho de baixo do sol ou chuva. Esse carro veio para resolver essa questão. Agora, esses alunos vão poder ir à escola em condições seguras, confortáveis e com dignidade”, comemora o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri.

Vitória das crianças
O ônibus que a partir do próximo ano letivo vai transportar as crianças da aldeia Comboios até a escola foi recebido em clima de festa pelo prefeito Jones Cavaglieri e a equipe da Secretaria de Educação (Semed).

A secretária de Educação, Ilza Rodrigues, explica que antes o transporte até a escola era feito de barco, mas que, devido ao risco, foi proibido posteriormente. A distância e a dificuldade em caminhar pelo terreno arenoso fez com que a população criasse uma sala de aula adaptada, no quintal de uma moradora, para que as crianças mais novas não precisassem caminhar diariamente por uma longa distância.

Agora, com o ônibus, todos os alunos poderão voltar a estudar na EMEFI Dorvelina Coutinho, localizada dentro da aldeia Comboios.“A maior vitória é das crianças, que vão poder ir à escola com dignidade e retornar para casa em segurança. É um carro bem apropriado para atendê-los com todo conforto e segurança. Para nós é um sentimento de gratidão e dever cumprido e espero que eles saibam cuidar bem e usufruir por muito tempo desse carro”, comentou Ilza Rodrigues