Educação

Projeto ajuda estudantes a superar baixa auto-estima em escola de Aracruz

Postada em:

Na foto, a professora Janneyde aparece entre as psic[ologas Monique Morellato Tonon (a esquerda) e Karoline Côrrea à direita do leitor)


Casos de depressão parecem cada vez mais comuns nos dias atuais. Muitas vezes o problema é sério a ponto de afetar toda uma família ou até levar o paciente ao suicídio. Foi pensando em ajudar estudantes no enfrentamento de situações de baixa auto-estima que a Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Misael Pinto Neto, localizada no Centro de Aracruz, lançou em maio deste ano o projeto “Cuide-se”, que tem atendido a várias estudantes.

Leia também: Professor morre após sofrer acidente na BR 257 em Aracruz

João Neiva registra 2º homicídio em menos de 24 horas

De acordo com a professora Janneyde Pascoal da Silva, idealizadora do projeto, a grande maioria das adolescentes não tem a oportunidade de receber um atendimento psicológico, e o projeto foi implantado com esse objetivo.
 

“O projeto é a realização de um sonho de anos. Poder ser útil àquelas que muitas vezes se vêem perdidas diante de tantos dilemas é muito gratificante.”
 

Os encontros que acontecem mensalmente têm sido tão positivos, que alunas ainda não contempladas buscam ajuda e solicitam a participação nos encontros. 
 

As que já participam fazem questão de expressar a importância do projeto. “Eu achei muito bom, pois me ajudou a desabafar e compartilhar coisas que jamais contei para alguém. Amei o trabalho das psicólogas”, elogiou uma estudante.

“Eu realmente gostei muito do dia, o convite veio na hora certa para mim, um momento em que eu precisava desabafar”, comemorou outra adolescente. “Foi uma experiência maravilhosa, sai daquela sala renovada e com uma sensação de alívio de poder compartilhar minha dor, completou uma terceira estudante atendida” 
 

No desenvolvimento do projeto, a professora Janneyde conta com o apoio das psicólogas Monique Morellato Tonon (CRP16/5915) e Karoline Côrrea, (CRP16/6014), da esteticista Izamara Lacerda, da maquiadora Letícia Menelli e da médica Ketoly Pascoal Colati, que possui vários cursos de especialização em saúde mental e irá ministrar para as alunas uma palestra sobre suicídio em decorrência do “setembro amarelo”, que é uma campanha que visa chamar a atenção para prevenir problemas com a depressão. 
 

O projeto “Cuide-se”, que em breve poderá atender a estudantes também do sexo masculino, atualmente oferece suporte às adolescentes através de uma reunião por mês realizada na própria escola Misael Pinto Neto. A turma é dividida em três grupos com no máximo doze estudantes. A medir pelo interesse das estudantes, o resultado tem sido mais que satisfatório.