Saúde

Aulas de yoga ajudam no enriquecimento físico e mental em Aracruz

Postada em:

Com o objetivo de melhorar o crescimento físico e psicológico das pessoas, a prática do yoga tem mudado a vida de mais de cem alunos em Aracruz. Em um projeto da Prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP), duas turmas de sessenta alunos têm a oportunidade, duas vezes por semana, de aprender e praticar um pouco sobre a cultura.

As turmas cheias mostram que as aulas estão trazendo resultados positivos para os alunos, que só tecem elogios ao projeto. O estilo praticado é o “Hatha Yoga”, uma das variações da atividade física que tem como foco a melhoria da postura, aumento do equilíbrio, ampliação da consciência corporal, além de proporcionar grande bem-estar para os praticantes.

A aposentada Regina Célia Basso Féliz, 58, é uma das praticantes e está presente desde o início do projeto. Ela destaca que a prática do exercício é um diferencial e um divisor de águas em sua vida, que mudou radicalmente após o início das aulas.

“A yoga é uma maravilha na minha vida, tenho diabetes, e após iniciar as aulas com a mudança na alimentação, as minhas taxas abaixaram. Tenho muito mais equilíbrio para resolver as coisas da minha vida, tudo melhorou, meu humor, saúde, amizades. É maravilhoso esse tempo que passamos nas aulas. Recomendo a quem quiser mudar de vida, faça yoga”, disse Regina.

A professora Cristina Alves Costa de Moura, 52, ressalta que o projeto que a prefeitura oferece é de grande valia, e que favorece inúmeras pessoas que sofrem com os mesmos problemas de Cristina, como a depressão e ansiedade, que era algo extremamente negativo para a vida dela e que a desestruturava. Ela ainda diz que a interação entre os alunos é essencial na superação desses obstáculos da vida.

“Pratico yoga há um ano e meio e os benefícios que ela tem me trazido são fantásticos, tudo de positivo aconteceu na minha vida depois que eu comecei a praticar. A minha respiração melhorou, dores musculares que eu sentia com intensidade, meu equilíbrio, meus pensamentos se tornaram altamente positivos e hoje consigo um nível de concentração que antes eu não tinha”, frisou a professora.

De acordo com a educadora física, professora de yoga e idealizadora do projeto, Nadja Angra Godoi, o objetivo é proporcionar à população uma melhor qualidade de vida, um autoconhecimento e um crescimento físico e mental por meio de uma atividade física pouca conhecida, mas que trás resultados surpreendentes.

“Para mim enquanto professora, tem sido gratificante receber o retorno dos meus alunos quanto ao efeito da prática do yoga na vida deles. São relatos de curas de doenças da alma, físicas e mentais, controles de ansiedade, curas de insônia e outros problemas. Me sinto realizada, porque foi com esse intuito que eu resolvi criar o projeto”, destacou Nadja.

Incentivo

O secretário de Esporte, Lazer e Juventude de Aracruz, Emerson Nascimento, destaca que oferecer esse tipo de serviço para a população é essencial, incentivando a prática de exercícios físicos que contribuem para a saúde dessas pessoas. “Os resultados são ótimos, as turmas estão cheias, isso é fruto de um trabalho bem feito, vamos continuar e tentar aprimorar o projeto para conseguir atingir mais pessoas”, disse o secretário.