Esporte

Enxadristas de Aracruz vencem competição estadual do IFES e vão disputar o Brasileiro

Postada em:

Na foto: Isabela Garcia Stelzer (à esquerda) Fernanda Julia de Barros (ao centro ), e Milena Conceição (à direita). Com elas, um professor do IFES Aracruz 

As equipes de xadrez do Instituto Federal do Espírito Santo – IFES Aracruz fizeram bonito no JIFES – Jogos do Instituto Federal do Espírito Santo. As meninas conquistaram o 1º lugar por equipes. Com o título elas ganharam o direito de representar os capixabas no JIF (jogos nacionais do Iinstituto Federal) que acontece em Guarapari-ES no mês de outubro.

Leia também: Homem furta moto em Aracruz e é detido após vítima localizar veículo

Leia também: PM de Fundão apreende 9 kg de maconha e prende um suspeito

A equipe campeã é formada por Fernanda Julia de Barros, Milena Conceição e Isabela Garcia Stelzer. Como se não bastasse o título estadual por equipes, a atleta Fernanda Julia ainda ficou em 2º lugar na categoria individual feminino. Ela é beneficiária do Programa Bolsa Atleta da Prefeitura de Aracruz e, com o resultado, pode garantir a manutenção do benefício para o próximo ano. 


 

“Nessa competição e não tive despesas, mas em outras a gente tem custos com hotel, transporte, alimentação... e o Bolsa Atleta ajuda muito” afirmou Fernanda Julia (foto)
 

“Eu me sinto extremamente feliz, pois demorei oito anos para conseguir chegar a uma competição de nível nacional. Desde 2012 participando de competições e conseguir esse resultado em 2019 me faz olhar para trás e ver que todo esforço, que começou em 2008 com o Alessandro, valeu a pena!”, acrescentou  a atleta. 
 

A referência ao Alessandro (professor) é o reconhecimento de que a conquista é fruto do Projeto Mentes Que Brilham, comandado pelo professor Alessandro Camporês e desenvolvido nas escolas municipais de Aracruz. Criado há mais de dez anos, o projeto chegou a ser extinto em 2015, apesar dos excelentes resultados conquistados por enxadristas de Aracruz em competições estaduais. 
 

Percebendo a importância do xadrez para os estudantes, o prefeito Jones Cavaglieri reativou o projeto assim que iniciou seu mandato.
 

Além das campeãs femininas por equipe, o IFES Aracruz também esteve muito bem representado pela equipe masculina, formada por Matheus Capucho, Pedro Henrique e Renzo Henrique, que conquistou o 2º lugar.
 

Dos seis representantes de Aracruz, cinco aprenderam Xadrez no Projeto Mentes Que Briham, enquanto o sexto aperfeiçoou seu jogo com o auxílio dos colegas. 


“Aracruz é a única cidade do Brasil a ter representantes em todos os Jogos Escolares da Juventude nos últimos sete anos. É a maior competição escolar do Brasil”, comemorou o professor Alessandro Camporês. 
 

Na competição nacional, as jovens de Aracruz representarão o Espírito Santo juntamente com Liniver da Silva Marcolino, moradora de Linhares, que conquistou o primeiro lugar individual no JIFE 2019.