Geral

Poder Público e Sociedade Civil Organizada discutem melhorias para a mobilidade urbana no centro de

Postada em:

O grupo de trabalho responsável pelas ações exclusivas da mobilidade urbana de Aracruz discutiu questões como faixa de pedestre, vagas para motocicletas e carros no centro da cidade, plantio de árvores nas calçadas, além do estacionamento rotativo

O grupo de trabalho do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM), responsável pelas ações exclusivas da mobilidade urbana de Aracruz, se reuniu na manhã desta quinta-feira (18/07) para tratar de questões que possam contribuir para melhorias nesta área. Estiveram presentes a Coordenadora do Grupo e Assessora Especial da prefeitura Mariza Giacomin Lozer, representantes das Secretarias de Meio Ambiente (SEMAM), Transportes e Serviços Urbanos (SETRANS), Planejamento, Orçamento e Gestão (SEMPLA), Obras e Infraestrutura (SEMOB), do Tenente Adilton - Subseção de Trânsito do 5º BPM, e do presidente da CDL Aderjanio Pedroni. Foto: SECOM

Leia também: Primeiro Encontro de Foodtrucks de Aracruz na Praça da Paz acontece no dia 24

Na reunião o grupo tratou de questões que envolvem a faixa de pedestre, vagas para motocicletas e carros no centro da cidade, plantio de árvores nas calçadas, além do estacionamento rotativo, cuja ideia saiu de uma reunião passada do GGIM, e que já se encontra em fase de licitação. “Tivemos a ideia de se criar um grupo de trabalho focado nesta questão da mobilidade urbana há uns três meses, pois vimos como funcionou com a situação do estacionamento rotativo. Algumas ações já estão sendo implementadas, como a criação de campanhas de conscientização no centro da cidade e um projeto-piloto de estrangulamento de vias, que será feito em dois pontos da rua Padre Luiz Parenze”, enfatiza Mariza Giacomin Lozer.

Ainda de acordo com Mariza, paralelo a esse projeto de estrangulamento de vias veio a ideia da criação de mais de 30 vagas exclusivas para motocicletas ao lado da Casa dos Conselhos, e do mesmo modo, a decisão de se colocar mais de 50 placas de sinalização somente para veículos e proibindo motocicletas, ações já realizadas pela SETRANS.

O presidente da CDL Aderjanio Pedroni lembrou que foi feita uma pesquisa sobre a necessidade de estacionamentos para atender comerciantes, funcionários e clientes. “Fizemos uma pesquisa com comerciantes e funcionários em quatro ruas do centro. Há uma demanda dos lojistas sobre as vagas de estacionamento. Para se ter uma ideia, somente contando as motocicletas desses comerciantes e funcionários nessas quatro ruas, contabilizamos 225 veículos, ou seja, somente eles já ocupam uma grande parte das vagas”, diz.

Aderjanio também explicou que somente aumentando o número de vagas, não se resolve o problema. “Percebi que estão aumentando o número de vagas para motocicletas, porém somente isso não resolve. Temos que educar as pessoas e conscientizá-las quanto ao uso correto dessas vagas, além de termos uma área exclusiva para eles, como um lote ou garagem para que sobre espaços para os clientes. Em função disso já até lançamos uma campanha chamada ´Se tem vaga, tem venda”, ressalta.

Autuação do estacionamento irregular e aplicação de multas
A prefeitura de Aracruz já começou a instalar placas no centro do município que indicam que as vagas são regulamentadas para carro ou motocicleta. O Tenente Adilton afirmou que a fiscalização no centro serão intensificadas, com uma parceria entre os órgãos públicos para conscientizar os motoristas, alertá-los e informá-los que a Polícia Militar começará a autuar e multar nessas circunstâncias. “De acordo com o Art. 181, XVII do CTB – Código do Trânsito Brasileiro, estacionar em desacordo com a regulamentação especificada pela sinalização gera multa de natureza grave (R$ 195,23), com cinco pontos na carteira. Mas para isso vamos trabalhar com conscientização alertando o condutor de que ali não é vaga destinada a ele”, comenta.


O grupo de Mobilidade Urbana do GGIM chegou à conclusão de que essas medidas serão necessárias em função do grande número de veículos que passam pela cidade a cada dia, que não mais comporta pelo número de vagas. Segundo dados levantados junto ao Detran, atualmente são mais de 43 mil veículos que circulam pela cidade, número este que subiu aproximadamente 20 mil nos últimos dez anos. 

Se for contabilizar os veículos de Ibiraçu e João Neiva que também passam por Aracruz, são 60 mil veículos para 760 vagas em todo o centro, em uma área compreendida entre a Câmara Municipal e o Hospital São Camilo. “Por isso temos a necessidade dessas autuações, pois o número de veículos/vaga é desproporcional. Vamos trabalhar em conjunto envolvendo Polícia Militar, Prefeitura de Aracruz e sociedade. Precisamos educar e sensibilizar todos os envolvidos para que as mudanças possam surtir efeito”, finaliza Mariza Giacomin Lozer.