Cultura

Itália Unita tem sua maior carretela e atrai milhares de pessoas a Guaraná

Postada em:

Polenta, taiadela, capelete e demais guloseimas da gastronomia italiana nas barracas, cantinas e restaurantes. Casas e ruas ornamentadas com as cores da Itália. Nomes como Spinassé, Soprani, Rossoni, De Angeli, Martinelli, Frigini, Cometti, Cuzzuol, dentre outros, estampavam, nas flâmulas espalhadas por toda avenida principal do distrito de Guaraná, as tradicionais famílias italianas que por aqui desembarcaram há 145 anos. Foto: Vinícius Gardiman

 

Leia também: 1º Grande Luau deve agitar Aracruz no próximo fim de semana


Em meio a este ambiente, milhares de pais, mães, filhos e amigos foram acompanhar de perto o ponto alto da festa, a Carretela da IX Itália Unita, que neste ano levou o público a uma viagem pelas heranças italianas, com as histórias sendo contadas em seus carros e alegorias, que percorreram uma trajetória de cerca de um quilômetro e meio.

Com o tema “Nonna: Matriarca construindo a história na imigração”, a festa relembrou a figura da matriarca, considerada o pilar para muitas famílias italianas. Foram 22 carros, a maior carretela já realizada em Aracruz, que atraiu um público de aproximadamente 20 mil pessoas. “Eu vim para ver esse tradicional desfile pela primeira vez, e aproveitei para conhecer a culinária Italiana. Muito boa a festa”, falava uma senhora que veio de Guarapari.

O prefeito Jones Cavaglieri participou da carretela ocupando o terceiro carro que mostrava a produção de pães. Ele que se vestiu com o típico traje italiano, boina, colete e comentou sobre a festa. “É muito gratificante estar presente nesse resgate da nossa cultura italiana. Esse momento nos chama a atenção para a história e, ao mesmo tempo, os costumes e tradições. Fico muito feliz em ver como esse desfile atraiu milhares de famílias aracruzenses e de outras cidades. Estamos diante de um dos mais tradicionais eventos da comunidade italiana do Espírito Santo”, ressalta.

Alegorias
A carretela da IX Itália Unita foi a maior de todas já realizadas. Ao todo 22 alegorias desfilaram escoltadas pelo carro de som, seguido pela ala com a faixa “Nonna: Matriarca construindo a história na imigração”. Em seguida vieram as bandeiras de Aracruz, Espírito Santo, Brasil e Itália. Depois as camponesas, as realezas, e os grupos “Di Balo Nova Trento de Aracruz, e das cidades de Vila Pavão, Nova Venécia e Rio Novo do Sul.

Cada carro que passava ia mostrando a vida e o trabalho das nonas, sendo ele doméstico ou na roça, com a produção de polenta, taiadela, pães, dentre outros. Após a passagem de toda carretela, o público ainda pôde curtir as outras atrações, como shows musicais e populares, além de desfiles culturais e apresentação de grupo de danças italiana.