Geral

Audiência pública vai debater segurança pública e homicídios em Aracruz

Postada em:

A violência em Aracruz será debatida na próxima terça-feira (25) durante audiência pública, que será realizada a partir das 19h, no plenário da câmara municipal. A iniciativa é da comissão de Segurança Pública da Assembléia Legislativa, e o tema será “Segurança pública: direitos e prioridades”

Leia também: Policiais civis de Santa Maria de Jetibá e Santa Leopoldina elucidam crime de furto de animais

Mulher será ressarcida por site de vendas após não receber vestido de noiva

 

No evento a comunidade poderá participar e apresentar suas demandas quanto a o tema, que terá como foco o aumento do número de homicídios em relação ao ano passado, segundo o presidente do colegiado e proponente da audiência, deputado Danilo Bahiense (PSL), que tem anos de experiência como delegado da Polícia Civil.

A reunião deve contar com representantes da sociedade civil, do executivo estadual, da prefeitura e da câmara de vereadores, além dos deputados estaduais que compõem a comissão.   

.Devem ainda colaborar com o debate, representantes dos comandos da Polícia Militar (PM), do Corpo de Bombeiros (CBM), da chefia da Polícia Civil (PC), da superintendência de Polícia Regional Norte, e do 5º Batalhão da PM.

De janeiro a maio de 2018, Aracruz registrou 11 homicídios, contra 21 no mesmo período de 2019. Um aumento aproximado de 90%.

No ano corrente foram 03 homicídios em janeiro, 07 em fevereiro, 03 em março, 07 em abril e 01 em maio. No mês de junho, mais um homicídio foi registrado e agora já são 22 crimes dessa natureza praticados em Aracruz, somente em 2019.

“A gente precisa que os moradores compareçam para que possamos fiscalizar da melhor forma possível, sugerir e cobrar de maneira eficiente”, pediu o deputado Danilo Bahiense.

 

Relembre alguns homicídios de 2019 em Aracruz

O último homicídio ocorrido em Aracruz, no ano corrente, foi no dia 03 de junho, o único do mês até o momento, e teve como vítima um andarilho conhecido como Coroa. Ele foi morto com um golpe de faca no pescoço. O crime aconteceu na Rod ES-010, em frente à Arca Praiana. Dois outros andarilhos, que foram visto brigando com a vítima, foram detidos e confessaram o crime. Já o primeiro homicídio do ano teve como vítima um jovem de 25 anos no distrito de Vila do Riacho. No dia 07 de janeiro, Manoel José Rocha foi morto a tiros no quintal de uma residência localizada à rua Álvaro de Souza. A vítima conversava com uma mulher no quintal da residência, quando um homem armado invadiu o local e atirou várias vezes contra ele, que não resistiu aos ferimentos.

Dos 22 homicídios registrados em 2019, 04 ocorreram no distrito de Guaraná.