Cidades

Lojistas de Fundão realizam reunião para pedir melhorias na segurança pública

Postada em:

Propor melhorias na estrutura da segurança pública no município de Fundão. Foi com esse objetivo que a Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL de Fundão promoveu uma reunião na noite da última quinta-feira (06). Realizada no auditório da entidade, a reunião contou com a participação do delegado da Polícia Civil, Vinícius Gadioli; de representantes da Polícia Militar, do prefeito Pretinho Nunes (PDT) e do presidente da câmara municipal, Eleazar Ferreira Lopes (PC do B); além de vários lojistas e representantes de associações de moradores.

Leia também: A Semana do Meio Ambiente e a visão de um especialista

Seleção de Aracruz garante vaga na próxima fase da Copa ES de Futsal

Deputados que compõem a Comissão de Segurança Pública da Assembleia Legislativa do Espírito Santo também teriam sido convidados, mas não compareceram e nem enviaram representantes.

“O que motivou a reunião foram os constantes arrombamentos em Praia Grande, a falta de expectativa de substituição de policiais militares que vêm se aposentando e o reduzido efetivo da Polícia Civil, que resulta no baixo índice de elucidações dos crimes em Fundão”, disse o presidente da CDL, Marcos Gottardi, em entrevista ao Site Aracruz.     

Mais conhecido como Tetê, o presidente da CDL acrescentou que o efetivo da Polícia Civil contaria com apenas dois investigadores e um delegado que ainda tem a responsabilidade de responder pelo município de João Neiva. O fato de o delegado ter que atravessar o município de Ibiraçu para chegar a João Neiva tornaria o trabalho do delegado a mais complicado, deixando os dois municípios ainda mais tempo sem contar com o profissional.

Integrante da região metropolitana da Grande Vitória, Fundão acaba recebendo muitos criminosos oriundos do município de Serra, onde é alto o índice de criminalidade e onde o enfrentamento é mais intenso por parte do poder público.

A segurança pública de Fundão é de responsabilidade do 5º Batalhão da PM, que é sediado em Aracruz e que atende ainda os municípios de Ibiraçu e João Neiva.   

Outro problema apontado pela CDL é que, como o município não tem a devida estrutura policial, os criminosos detidos em Fundão normalmente são levados diretamente para a Delegacia de Aracruz e cada condução representa uma guarnição da PM a menos nas ruas do município.  

Insatisfeitos com a atual situação, os lojistas de Fundão querem propor ao Governo do Estado a criação de uma Companhia da Polícia Militar que tenha sede no município.

Outro assunto abordado na reunião foi que muitas vítimas de furtos e roubos ocorridos em Fundão se sentem desestimuladas a registrar a ocorrência por não acreditarem na recuperação de seus pertences. Como a Polícia Militar trabalha com base em estatísticas, o registro da ocorrência é fundamental para que se tenha conhecimento do alto índice de criminalidade e se possa direcionar mais patrulhamentos para a região.  

Decisões:

A CDL providenciará uma cartilha ensinando o passo a passo de como registrar uma ocorrência através da internet.

 

 

Discutir a possibilidade de instalação de câmeras de videomonitoramento em Fundão (atualmente o município não conta um sistema público e a polícia costuma utilizar imagens cedidas por empresas privadas ou por moradores)

 

Realizar Nova reunião para dar sequência às discussões obre Segurança Pública.