Educação

Alunos da Rede Municipal de Ensino tomam posse como Arautos da Leitura

Postada em:

Uma grande cerimônia realizada na tarde desta quinta-feira (23/05), na Igreja Assembleia de Deus Cristo Vive, bairro Vila Nova, marcou a posse de 60 alunos da Rede Municipal de Ensino como os novos Arautos da Leitura. O evento foi uma realização da Parceira Votorantim pela Educação (PVE) – Comunidade e Leitores, em parceria com a Susano e Secretaria de Educação da Prefeitura de Aracruz. Fotos: Renato Lana

Arauto vem do francês antigo “heralt”, que significa o mensageiro oficial da Idade Média, aquele que tinha como funções realizar proclamações solenes, verificar títulos de nobreza, transmitir as mensagens da coroa, anunciar a guerra, proclamar a paz dentre outros. Desta forma, os Arautos da Leitura serão os alunos leitores do Ensino Fundamental I e II de cada escola, servindo como mensageiros e articuladores da leitura, que tenham, além do prazer de ler, a vontade e o protagonismo de anunciar e disseminá-la, tanto em espaços como as próprias escolas, como as praças públicas, trânsito, hospital, orfanato, asilo entre outros, tudo isso em parceria com escola e a família, fazendo desses alunos, protagonistas de suas próprias histórias.

 

O evento contou com a presença do prefeito Jones Cavaglieri, da Secretária e Subsecretária de Educação Ilza Rodrigues e Rosa Maria Ghidette Rocha, do Assessor Especial (SEMED), Leonardo Reis, além de diretores, professores e pais dos alunos. Com a igreja toda ornamentada, e os participantes devidamente fantasiados de personagens da literatura infantil, a cerimônia ainda serviu de momento literário, quando os alunos do “Clube da Leitura” das escolas de Coqueiral, José Marcos Rampinelli e Samoel Costa fizeram uma bela apresentação, mostrando todas as suas performances e habilidades de se expressarem ao contarem suas histórias.

“Hoje nós estamos concedendo a vocês estudantes a posse de Arautos da Leitura em suas escolas. Eu também peço aos diretores que acompanhem esses grupos em seus momentos de leitura de histórias e de poesias, e que os nossos alunos façam jus a essa posse. Comenta Ilza Rodrigues. Ao final das apresentações, todos os alunos receberam um certificado e um boton personalizado da Parceria Votorantim pela Educação.

Projeto Comunidade de Leitores
O principal objetivo do Projeto Comunidade de Leitores é constituir uma comunidade de leitores na Rede Municipal de Ensino de Aracruz a fim de institucionalizar políticas para formação de cidadãos leitores. É também oportunizar e criar meios de acesso a literatura de forma prazerosa, constante e responsável.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz