Educação

1º Seminário Municipal de Educação discute progressão das aprendizagens à luz da Base Nacional Comum

Postada em:

Aproximadamente 1200 profissionais da Rede Municipal de Ensino de Aracruz entre Diretores, Professores, Pedagogos e Técnicos da Secretaria Municipal de Educação, além de representantes do Conselho Municipal de Educação, das escolas particulares do município, estudantes do curso de Pedagogia das Faculdades Integradas de Aracruz - FAACZ – e da Universidade Paulista – UNIP, participaram na manhã e tarde desta segunda-feira (20/05), no salão do PIBARA, do 1º Seminário Municipal de Educação. O evento teve o objetivo de discutir a progressão das aprendizagens à luz da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A BNCC é um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagem essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica. O evento contou ainda com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, da Secretária de Educação, Ilza Rodrigues, da Secretária de Educação de Fundão, Magda Luíza Bertolini Tótola e da Coordenadora Municipal da Formação Continuada, Viviane Reis.

A Secretária Ilza Rodrigues abriu as falas das autoridades e destacou a importância do seminário para Aracruz. “Este momento vivido aqui hoje é de extrema importância para o prosseguimento da educação no nosso município. Discutir a BNCC e sua implantação e adequação é discutir a espinha dorsal do conhecimento, onde alinhamos os conhecimentos mínimos que uma criança deve ter em sua faixa etária. Isso trará aos nossos professores tranquilidade no que ensinar e quais os conteúdos a serem ministrados. Hoje, assim como os países desenvolvidos, temos uma base nacional curricular. Por isso devemos nos alinhar, pois isto é crescimento e avanço que estamos conquistando”, celebra.

Na sequência a Secretária de Fundão, Magda Luíza Bertolini Tótola, agradeceu o convite e parabenizou o município pela iniciativa. “Bom dia a todos e muito obrigada pela acolhida neste evento. Aracruz está de parabéns por sua equipe de trabalho e por estar tão imbuída com esse sentimento de compromisso e de pertencimento da causa educacional. Educação não é gasto, e sim um grande investimento do presente e futuro”, enfatiza.

Em seu discurso o prefeito Jones Cavaglieri fez questão de falar da preocupação do governo com a melhora do ensino no município. “Gostaria de destacar o nosso carinho, preocupação e compromisso com a educação. A gente entende que o poder executivo tem que se preocupar com toda infraestrutura da cidade, porém a educação é o principal pilar disso. Podemos gerar tudo de bom em outros setores, senão qualificarmos nossas crianças, elas não estarão preparadas para as futuras oportunidades. Por isso iniciamos nossa gestão priorizando a conclusão de obras nas escolas, otimizando seus espaços para oferecer ao aluno o conforto que ele merece”, destaca.

Ler é sonhar, sonhar é viver
Após as falas de abertura foi a vez dos alunos da EMEF Zilca Nunes Vieira Bermudes, que compõem o Grupo de Dança Expressarte subirem ao palco e desempenharem uma bela apresentação musical intitulada “Ler é sonhar, sonhar é viver”, sob a coordenação das Professoras Geislane Souza Carara Kobi, Edna Aparecida Rampinelli Kobi Corrêa e Débora de Oliveira. O musical mostra as fantasias de uma menina leitora e sonhadora que se interage com seus brinquedos, como se eles tivessem vida própria. “Estou muito emocionada e com o coração acelerado. Só queria dizer a esse grupo de alunos e para as professoras que acreditam no potencial deles, que possamos continuar com essa parceria de trabalho, pois essas crianças conseguem ver além daquilo que nossos olhos não conseguem. Muito obrigada a todos”, fala a diretora da escola Zilca, Vânia Fracalossi.

Antes mesmo do início das palestras que nortearam o Seminário, a Coordenadora da Formação Continuada do município Viviane Reis, que também é Articuladora Municipal do Currículo Capixaba, Redatora e Formadora no processo de implantação do Currículo Capixaba, reafirmou que em Aracruz, a educação é tratada com uma visão diferente. “Só queria reafirmar aqui o que já foi dito por uma professora, que a visão de Aracruz com a educação é magnífica, e ver esse grande público aqui hoje reunido para discutir propostas de melhorias é muito gratificante. Acreditamos que nossos alunos, sim, são cheios de habilidades, competências e com um potencial enorme para aprenderem. Vejo esse encontro de formação como mais uma possibilidade de aprimoramento das práticas de ensino e aprendizagem nosso município”, comenta.

Palestras
O Seminário contou com quatro palestras, que foram apresentadas em dois blocos, sendo o bloco 1 com os temas: “BNCC – Campos de Experiências e Áreas de Conhecimento”, com a Pedagoga Vanessa Cavalcante, e “Concepções de Alfabetização na Educação Infantil e no Ensino Fundamental”, com a Fonoaudióloga, Pedagoga e Psicopedagoga Luciana Farias.

Já o bloco 2 contou com temas: “Transição entre as Etapas de Ensino da Educação Básica” com a Vanessa e “Como Desenvolver Competências e Habilidades com Luciana Farias. Ao final de cada bloco foi aberto um espaço para perguntas e questionamentos sobre as temáticas apresentadas.