Saúde

Prefeitura de Aracruz já vacinou o equivalente a 41% da população na campanha contra a Influenza

Postada em:

9.016 pessoas já foram vacinadas em Aracruz na 21º Campanha contra a Influenza

A Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Saúde (SEMSA) informa que até o momento já foram vacinadas no município 9.016 pessoas de acordo com o último levantamento feito na última quinta-feira (25). O número já é equivalente a 41% da população de Aracruz. Durante todo período da campanha, todas as unidades funcionarão no horário de 08 as 17 horas. A população também pode se vacinar no posto volante que estará no Shopping Oriundi no dia 04 de maio, atendendo das 08 às 17 horas.

A estimativa vacinal para o município de Aracruz este ano é alcançar 29.330 pessoas, sendo os grupos priorizados: Crianças de 6 meses à 5 anos, Gestantes, Mulheres no pós parto (até 45 dias), Profissionais de saúde, Indígenas e Idosos com 60 anos à +. A meta para o município é atingir 90% de cada grupo. Além destes grupos, serão vacinadas também pessoas Portadoras de Doenças Crônicas, População Privada de Liberdade, Funcionários do Sistema Prisional, adolescentes e Jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e Professores das escolas públicas e privadas.

De acordo com a gerente de Vigilância em saúde, Valquiria Scarpati, a campanha anual de vacinação, realizada entre os meses de abril e maio, contribuiu ao longo dos anos para prevenção da gripe nos grupos vacinados. “A campanha de vacinação apresenta impacto de redução das internações hospitalares, mortalidade evitável e gastos com medicamentos para o tratamento de infecções secundárias”, destacou a gerente.

A vacina é contraindicada para pessoas com histórico de reação anafilática prévia ou alergia grave relacionada ao ovo da galinha e seus derivados, assim como a qualquer componente da vacina. Reações anafiláticas graves em doses anteriores também contraindicam doses subsequentes.

A importância da vacina de influenza para Gestante

A vacina de influenza além de proteger a gestante, também protege o feto e o bebê recém nascido até os primeiros seis meses de vida. A gripe é considerada uma doença grave no período gestacional, pois têm quatro vezes mais chances de desenvolver uma evolução crítica, podendo até evoluir a óbito.  Além disso, a gripe também pode aumentar em 30% o risco de nascimento prematuro do bebê segundo o Ministério da Saúde. Vale ressaltar que a gripe não é a mesma coisa que um simples resfriado, pois ela é causada pelo vírus da influenza, podendo levar a quadros graves durante a gravidez.