Saúde

Espírito Santo alcança maior cobertura do país em primeira semana de vacinação contra gripe

Postada em:

Após uma semana da Campanha Nacional de Vacinação Contra Influenza, um total de 89.058 doses foram aplicadas em todo Estado. Isso representa 10,57% do público-alvo do Estado.

Com esses números, o Espírito Santo alcança a maior cobertura vacinal até o momento entre os Estados que iniciaram a campanha no dia 10 de abril. Os dados são parciais e foram registrados pelos municípios no sistema do Programa Nacional de Imunizações (PNI), até a noite desta terça-feira (17).

De acordo com a coordenadora do Programa Estadual de Imunizações, Danielle Grillo, esse percentual está dentro do esperado para a primeira semana da campanha.

“A coordenação trabalha para alcançar uma meta semanal mínima de 10%. E no Dia D, que irá acontecer no dia 4 de maio, pretendemos alcançar 20%. Como são sete semanas no total, seria 70% da meta mínima, mais os 20% no Dia D. Se conseguirmos isso teremos, até o dia 31 de maio, a meta mínima de 90% alcançada”, disse.

 

Povos indígenas

Na manhã desta quarta-feira aconteceu a abertura da vacinação para os povos indígenas. O evento aconteceu em uma aldeia em Aracruz.

 

Público-alvo

No Espírito Santo, 1.036.563 pessoas estão entre o público-alvo da campanha, que tem como meta imunizar pelo menos 90% (932.907) do total, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Para atender a essa necessidade, o Estado irá receber um total de 1.130.100 doses da vacina do governo federal.

Fazem parte do público-alvo pessoas com 60 anos ou mais de idade; crianças na faixa etária de 6 meses a menores de 6 anos de idade (até 5 anos, 11 meses e 29 dias); gestantes; puérperas (até 45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; professores das escolas públicas e privadas; povos indígenas; portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais; adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

 

Cobertura da campanha

  • Crianças: 9,24%
  • Trabalhadores da saúde: 9,23%
  • Gestantes: 13,16%
  • Puérperas: 15,28%
  • Indígenas: 0 (o início da vacinação é nesta quarta-feira)
  • Idosos: 13,42%