Geral

Cerco Eletrônico de Aracruz será oficialmente entregue na próxima quinta-feira (04/04)

Postada em:

Essa barreira eletrônica de alta tecnologia monitora 15 pontos da sede administrativa, contendo 32 faixas, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos

Acontece na próxima quinta-feira (04/04), a partir das 9h, no prédio da Central de Videomonitoramento da prefeitura de Aracruz, uma cerimônia que simbolizará a entrega do Sistema de Cerco Eletrônico do município. O evento contará com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, secretários municipais, vereadores, Agentes de Segurança Pública, lideranças comunitárias e demais autoridades. O Sistema de Cerco Eletrônico teve sinal verde para ser implantado na região urbana de Aracruz no dia 19 de setembro de 2018, quando o prefeito Jones Cavaglieri e o Secretário de Administração e Recursos Humanos, Luciano Forrechi assinaram a Ordem de Serviço.

Leia também: Casal que recebeu resultado positivo de HIV deve ser indenizado em RS 15 mil

Idaf realiza monitoramento para comprovar ausência da peste suína clássica no Espírito Santo

Desde então os avanços na área não pararam. No dia 13 de dezembro de 2018 Jones Cavaglieri recebeu em seu gabinete o Assessor Especial de Tecnologia da Informação e Videomonitoramento Urbano da prefeitura de Fortaleza, Major Gonzaga, para um encontro que discutiu estratégias e benefícios para o município, a partir da implantação do Cerco Inteligente de Segurança – sistema utilizado para o combate ao roubo de carros e a outros tipos de crimes.

Posteriormente, no dia 26 de dezembro, foi assinado um Convênio de Cooperação Técnica entre a prefeitura de Aracruz e a Secretaria do Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo, para regularizar o sistema de Cerco Eletrônico no Centro Integrado Operacional de Defesa Social (CIODES).

Com esse convênio, o cerco a ser implantado no município gerou uma maior eficiência no atendimento às ocorrências que envolvam veículos com restrição, bem como os processos investigativos das agências que atuam no CIODES, que por sua vez, atuará de forma integrada e harmônica com o Sistema de Videomonitoramento já presente na cidade, porém independente, mantendo o vínculo de subordinação operacional com o comando da SESP.

E como forma de otimizar ainda mais os serviços do Cerco Eletrônico, entre os dias 28/01/19 a 01/02/2019, servidores que atuam na Central de Videomonitoramento, policiais militares e civis participam de um curso de capacitação do sistema de cerco eletrônico. com uma carga horária de 40 horas, com aulas teóricas, práticas/operacionais e de inteligência.

O Cerco Eletrônico
Essa barreira eletrônica de alta tecnologia monitora 15 pontos da sede administrativa, contendo 32 faixas, para o reconhecimento ótico de caracteres capazes de identificar todos os veículos que passarem pelos pontos da barreira. Seus mecanismos permitirão alcançar objetivos estratégicos na área de segurança pública, com a prevenção e combate à violência, permitindo o monitoramento de todos os veículos que chegam ou saem da cidade, apurando quais foram furtados ou roubados, além de outros com restrições que estejam circulando.

Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz 
Juntos, o Cerco Eletrônico e a Central de Videomonitoramento, que hoje opera com 66 câmeras em todo o município, compõem a Central Integrada de Segurança Pública (CISP) de Aracruz, que ofertará às forças policiais mais poder de investigação e inteligência no combate ao crime.