Geral

Evento da Prefeitura em parceria com SAAE comemora o Dia Mundial da Água

Postada em:

A prefeitura de Aracruz, em parceira com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) e Suzano, promoveu na última quarta-feira (20), uma solenidade em comemoração ao Dia Mundial da Água. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Diretor do SAAE, Elias Marochio, do secretário de meio ambiente, Edgar Martins, o Coordenador de Meio Ambiente da Suzano, Gustavo Petri, e demais autoridades.

O evento começou com uma atração musica do Projeto Lar São José, oficializando o lançamento do projeto “Água é da sua conta 2019”, que tem o objetivo de conscientizar alunos e famílias quanto ao consumo de água, unindo educação ambiental e economia dos recursos hídricos. Esse ano o projeto vem para abranger todas as escolas da Rede Municipal de Ensino, envolvendo aproximadamente 15.000 alunos.

A ação que ocorre em parceria com o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Aracruz (SAAE), Suzano S/A e as Secretárias Municipais de Educação (SEMED) e de Meio Ambiente (SEMAM). Em 2018, quando o projeto foi lançado no município, ele alcançou dez escolas e mais de 600 alunos, o que gerou uma economia de 5.126.000 litros de água.

O diretor do SAAE, Elias Marochio, abriu os discursos destacando a importância do dia mundial da água e desse recurso tão importante para todos. “Quero parabenizar todos aqueles que estão envolvidos nesse projeto e destacar que o governo municipal, sempre foi atento a necessidade de mantermos as condições necessárias para que não falte água no município, garantindo a segurança hídrica para as gerações futuras”, disse.

Logo após foi a vez do coordenador de meio ambiente da Suzano, Gustavo Petri, responsável por representar a empresa, falar sobre a importância da água e destacar a realização do projeto feito junto às escolas do município e os resultados que foram obtidos no ano de 2018.

“Para nós, como empresa, é uma alegria muito grande fazer parte da execução do projeto “Água é da sua conta”, agradeço a prefeitura e as secretarias por nos proporcionar essa parceria e nos deixar fazer parte desse momento para o município. Em 2018 tivemos ótimos resultados, e em 2019, com mais escolas participantes, esperamos que isso só aumente”

Depois, o secretário de meio ambiente, Edgar Martins, falou sobre a importância de Debater um tema tão importante, mas não só isso, também celebrar esse recurso natural tão vital e essencial a vida “Para nós da administração pública é incrível poder estar aqui passando um pouco do que é feito, quais são as ações que temos tomado no sentido de preservar esse recurso. Também queremos motivar as pessoas a mudar esse paradigma de desperdício desse recurso tão importante para a natureza”.

Dando fim aos discursos antes da palestra, o prefeito Jones Cavaglieri destacou o apoio de todos os parceiros envolvidos no projeto “Água é da sua conta” e também um cartaz que estava pregado com a frase “Economize esse presente para garantir o nosso futuro”. “Acho que a frase foi muito bem colocada, nós recebemos esse recurso de graça, e temos que fazer o possível para que ele perdure para garantir as futuras gerações”, disse o prefeito.

Palestra

Logo após a fala do prefeito, foi a vez da palestra do Engenheiro Florestal da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) e servidor da Agência Estadual de Recursos Hídricos, que teve como tema “Gestão dos Recursos Hídricos no Espírito Santo: Avanços, Desafios e Expectativas”

“A sociedade pode participar da gestão dos recursos hídricos, devemos aprender a participar dos momentos de decisão sobre esse assunto, essa é a verdade. No Brasil nós temos uma política de recursos hídricos que vem tentando, desde 1997, estabelecer métodos, técnicas e arranjos para que a água, da qual nós dependemos, seja utilizada da melhor forma possível”, explicou o engenheiro.

O Dia Mundial da Água 

Considerado o recurso essencial à manutenção da vida no planeta terra, a água é celebrada pela ONU no dia 22 de março de cada ano, desde 1993, como uma campanha para preservar este recurso. Este dia é apresentado como um quadro de discussão entre os países membros sobre a gestão que deve ser feita em relação à conservação dos recursos hídricos para o futuro. Um de seus principais objetivos é gerar estratégias para melhorar as condições de vida das populações que enfrentam problemas como a portabilidade e fornecimento contínuo da água, por exemplo.