Saúde

Prefeitura de Aracruz intensifica ações de combate à dengue

Postada em:

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz vem intensificando suas ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, em todo município. Além das ações rotineiras, como visitas às residências para verificação quanto à existência de focos do mosquito e de conscientização da população, também está em operação as ações em bairros considerados prioritários, com maiores acumulações de foco.

Uma equipe de agentes ambiental vem trabalhando com o bloqueio costal de aplicação manual. Os bairros que apresentam maiores riscos de infestação do mosquito, com base em relatórios epidemiológicos, são: Bela Vista, Vila Nova, Barra do Riacho, Jacupemba, Guaxindiba e Jequitibá. Nesses locais, a equipe circulará no horário de 15h às 21h.

Cada bairro terá seu dia programado por meio da divulgação junto à comunidade feita pelos agentes de endemias. A aplicação do inseticida que elimina o mosquito é de forma manual. Durante a aplicação do inseticida os moradores devem abrir as portas e janelas das residências para permitir que o remédio adentre nos imóveis e atinja possíveis focos do mosquito.

Além disso é recomendável cobrir com pano ou tampas alimentos expostos, comedouros e bebedouros de animais para evitar contaminação durante o trabalho com inseticida. A chegada do verão, que é a estação mais quente, facilita a eclosão dos ovos, bem como a proliferação de larvas do mosquito.

Participação dos moradores
É preciso que a população também participe desta ação, tendo alguns cuidados simples e fundamentais para evitar a proliferação do Aedes aegypti. É sempre importante lembrar que caixas d’água, cisternas, lajes e calhas entupidas, pneus velhos e outros objetos expostos ao tempo podem permitir o acúmulo de água que atraem o mosquito. A ação desenvolvida pelos agentes de endemias se torna positiva quando a população se conscientiza e permite o acesso desses profissionais nas residências.