Solidariedade

Hemoes convida capixabas a se tornarem doadores regulares de sangue

Postada em:

Neste domingo (25), será comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, e, para celebrar a data, o Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes) preparou uma programação especial. A realização das atividades, que tiveram início na segunda (19) e seguem até domingo, foi uma forma que a direção do hemocentro estadual encontrou para agradecer aos doadores que se dispõem a fazer este gesto de generosidade e também para incentivar as pessoas a se tornarem doadoras regulares.

 

Nos três primeiros dias da semana do doador de sangue foram captadas 263 bolsas de sangue, uma média de 87,6 bolsas por dia, abaixo da meta estipulada pelo Hemoes para atender a Região Metropolitana, que é de 100 bolsas de sangue por dia. Nos três últimos meses, a média foi de 64 bolsas por dia, praticamente a mesma média do ano de 2017, que foi de 65 bolsas por dia. Mas a preocupação é ainda maior para os próximos meses. Com as festividades de fim de ano, o número de doadores cai em todas as unidades do Hemocentro Estadual e, por consequência, o estoque de sangue fica baixo em todo o estado.

 

Diante desta situação, que tem se repetido ano a ano, o Hemoes convida a população a adotar a prática de doação de sangue, mas de forma frequente, ou seja, que as pessoas possam se tornar doadoras regulares de sangue. “Sugerimos sempre que cada um faça o exercício de se colocar no lugar do outro e pensar que em algum momento da vida pode ser ele ou alguém da família precisando de sangue doado por alguém. Aqui no Hemoes nós só administramos um recurso, no caso, o sangue. Porque sangue ainda não se fabrica em laboratório nem se compra. É doado, e a doação depende do espírito de solidariedade”, comentou a diretora técnica do Hemoes, Rachel Costa.

 

De acordo com a diretora, o Hemoes de Vitória, a Unidade de Coleta da Serra e os hemocentros regionais de Linhares, Colatina e São Mateus têm conseguido atender às demandas do Estado, mas sem muita reserva. Ela pede que os doadores voluntários compareçam à unidade mais próxima para doar e ressalta que o estoque precisa estar sempre abastecido, especialmente com sangue de fator RH negativo. Rachel Costa lembra que os homens podem doar sangue de dois em dois meses. Já as mulheres precisam respeitar um intervalo de três meses entre uma doação e outra.

 

Para a diretora, é gratificante quando a população capixaba responde bem quando o Hemoes pede apoio, mas ela destaca que o Hemocentro Estadual trabalha para aumentar cada vez mais o número de doadores regulares, que comparecem ao hemocentro sem precisar de convocação. “Sabemos que nem todo cidadão vai doar sangue, mas, quanto mais pessoas doando com frequência, mais garantia teremos de poder ajudar quem precisa durante todo o ano. Por isso, é importante que de tempos em tempos falemos sobre a importância da doação para sensibilizar mais pessoas”, argumentou.

 

Comemoração

 

Para celebrar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, no dia 25 de novembro, o Hemoes de Vitória e os hemocentros regionais de Linhares, Colatina e São Mateus programaram várias atividades. O objetivo é conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue para a vida de muitos que são atendidos nos serviços de saúde.

 

No Hemoes em Vitória, a programação tem contado com grupos de doadores durante toda a semana. E nesta sexta-feira (23), às 8h, um grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, da Serra, fará doação de sangue e o estudante Miquéias de Jesus Vieira irá cantar rap falando sobre a importância do ato de doar.

No domingo (25), o Hemoes receberá a mascote da Acacci, o Acaccinho, durante toda a manhã, para interação com doadores.

 

A Guarda Municipal de Vitória vai realizar uma apresentação teatral neste sábado (24), das 9h às 11h, e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto, com a peça “Anjo e Morte”. O objetivo da peça é fazer o espectador refletir sobre os cuidados no trânsito, pois muitas vítimas de acidentes de trânsito perdem sangue e precisam desse ato de generosidade da população.

 

No interior

 

Assim como foi ao longo de toda esta semana, as unidades do Hemoes em Linhares, Colatina e São Mateus funcionarão nesta sexta-feira (23) no horário de sempre, das 7h às 12h30, com cadastro de doadores até as 12h30. Neste sábado (24), apenas a unidade de São Mateus irá abrir, das 7h às 12h30.

 

No Hemocentro Regional de São Mateus, a unidade está toda decorada para recepcionar os doadores e abrirá especialmente neste sábado (23) com uma programação especial. No Hemoes de Linhares, além da decoração, durante a semana teve atrações musicais e participações especiais da Maçonaria, Igreja Adventista, Igreja Batista, colaboradores do Hipercasagrande, alunos do Ifes e do Sesi, Grupo Agentes da Alegria e motoristas do Brasil Go.

O Hemoes de Colatina está entregando aos doadores de rotina uma homenagem escrita pelos receptores de hemocomponentes e por seus familiares, mostrando que os cidadãos comuns são os “super-heróis da vida real”. A unidade também está decorada para comemorar o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue.

 

Quem pode doar

 

Podem doar sangue as pessoas com idade entre 16 e 69 anos, sendo que a primeira doação deve ser feita obrigatoriamente até os 60 anos. Menores de 18 anos só podem doar com a autorização dos responsáveis legais. Todo doador deve apresentar um documento original com foto.

 

Se o voluntário tiver almoçado, o procedimento deve ser feito três horas depois. E se for um doador frequente, ele deve obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois meses para homens e de três meses para mulheres.

 

Hemocentro do Estado do Espírito Santo (Hemoes)

Avenida Marechal Campos, 1.468, Maruípe, Vitória. Funciona todos os dias, das 7h às 19h (cadastro do doador encerra às 18h20).  

 

23/11 (Sexta-Feira)

 

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Grupo de estudantes da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Dom João Batista da Mota e Albuquerque, Serra, fará doação voluntária de sangue e o estudante Miquéias de Jesus Vieira irá cantar rap falando sobre a importância do ato de doar às 8h.

 

24/11 (Sábado)

 

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Apresentação da Guarda Municipal de Vitória, da peça “Anjo e Morte”, das 9h às 11h e das 15h às 17h, na Praça de Eucalipto;

 

25/11 (Domingo)

 

- Distribuição de adesivos para carros durante todo o dia;

- Café da manhã fornecido pela Igreja Universal;

- Presença da mascote da Acacci, o “Acaccinho”, durante toda a manhã;

- Café da tarde fornecido pela Igreja Universal;

- Grupo de doadores da Igreja Universal.

 

Hemocentro Regional de Linhares

Avenida João Felipe Calmon, 1.305, Centro (ao lado do Hospital Rio Doce). Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

19/11 a 24/11 (Segunda a Sábado)

 

- Haverá atrações musicais e participações especiais da Maçonaria, Igreja Adventista, Igreja Batista, colaboradores do Hipercasagrande, alunos do Ifes e do Sesi, Grupo Agentes da Alegria e motoristas da empresa Brasil Go.

 

Hemocentro Regional de Colatina

Rua Cassiano Castelo, s/nº, Centro. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

19/11 a 24/11 (Segunda a Sábado)

 

- Será entregue aos doadores de rotina uma homenagem escrita pelos receptores de hemocomponentes e por seus familiares, mostrando que os cidadãos comuns são os “Super-heróis da vida real”.

 

Hemocentro Regional de São Mateus

Rodovia Othovarino Duarte Santos, Km 02, Parque Washington. Funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h (cadastro do doador encerra às 12h30).

 

24/11 (Sábado)

 

- Abrirá das 7h às 12h30 com programação especial.