Meio Ambiente

“Conhecer para preservar” é lema do projeto Escola no Manguezal

Postada em:

Os alunos da EMEF Marechal Costa e Silva caminhando pelo manguezal da Praia da Biologia, em Santa Cruz

Caminhar por árvores e arrecifes e sentir a natureza de perto. Uma das missões do projeto Escola no Manguezal é levar crianças de escolas da Rede Municipal de Ensino para uma vivência em meio a um dos ecossistemas mais impressionantes do município. O projeto é uma realização da Prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM).

“Conhecer para preservar”, afirma o guarda florestal da Secretaria do Meio, Ronie Gonçalves, ao descrever o objetivo do projeto. Segundo ele a ideia é que os alunos vejam e percebam a importância do manguezal para a vida humana e também para outros seres vivos que vivem por ali.

“A ideia é que elas conheçam melhor nosso manguezal; as proibições e os períodos de defeso e andada, e também como preservar. Além disso, o mais importante é que elas saibam que os tiradores de caranguejo são valorizados e como atuam de forma sustentável para manter o equilíbrio da natureza”, explica Ronie.

Um mundo de descobertas
Os olhos curiosos das crianças não escondem a alegria ao se depararem com novas descobertas. O aprendizado é rápido e em pouco tempo já começam a explicar o novo conhecimento. Na tarde desta segunda-feira, 29 de outubro, foi a vez da EMEF Marechal Costa e Silva ir até o manguezal de pedras da Estação de Biologia Marinha Augusto Ruschi.

Letícia Rodrigues Alves, de 11 anos, logo aprendeu como o tirador de caranguejo trabalha no manguezal sem causar danos à natureza: “O jeito certo de pegar o caranguejo é utilizar a cavadeira e o gancho e o jeito errado é usar a redinha, porque polui o meio ambiente”, comentou empolgada.

Ecologia e cidadania 
O projeto Escola no Manguezal possui o objetivo de desenvolver a consciência ecológica e cidadã dos alunos de escolas Públicas Municipais de Aracruz. O projeto é uma forma de valorizar a cultura da comunidade local e ensinar sobre a importância do uso racional das riquezas naturais do manguezal, despertando nas crianças uma percepção de responsabilidade e compromisso com o meio em que vivem e promover novas atitudes de pensar e agir.