Saúde

Aracruz zera fila de espera para exames de mamografia

Postada em:

Na primeira semana de julho a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Aracruz deu início a uma grande ação intitulada “Força Tarefa Feminina”. Na ocasião foram atendidas as mamografias liberadas pela Central de Regulação Municipal. Esses atendimentos foram divididos por Unidade de Saúde, com datas e horários definidos, justamente para uma melhor organização do serviço.

Desde o início desse trabalho, nos últimos três meses a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz vem realizando regularmente de 15 a 40 exames de mamografia com o intuito de desafogar uma demandada reprimida na Central de Regulação, onde mulheres esperavam pelo atendimento há mais de um ano.

No total ocorreu a liberação de 1.801 exames, somado aos 280 exames pelo prestador CDA, via consórcio Poli Norte, totalizando no geral 2.081 exames. Vale ressaltar que a demanda reprimida existente anteriormente na Central de Regulação era no total de 1.604 exames, desde janeiro de 2017.

E para analisar o resultado desses exames, aconteceu no dia (01/08), na Unidade de Saúde do bairro Vila Rica, mais uma grande força tarefa com mastologistas, ginecologistas e servidores da Assistência da Saúde, envolvendo 57 profissionais. “Nossa demanda própria das Unidades Básicas de Saúde foram extintas. Fortalecemos a rede de prevenção ao câncer de mama buscando qualquer mulher que estivesse na lista de espera”, ressalta a Secretária de Saúde, Clenir Avanza.

O prefeito Jones Cavaglieri destacou um outro ponto Importante. “Hoje temos uma maior rigidez aos protocolos clínicos do Ministério da Saúde, onde todas as solicitações de exames e consultas são cadastradas na lista de espera municipal apenas pela equipe da central de regulação, após a avaliação de médicos e enfermeiros reguladores. Anteriormente a dinâmica de trabalho permitia que o cadastro de solicitações fossem realizados diretamente pelas recepções das unidades de saúde, o que gerou certa inconsistência e excessos para o município”, explica.

Após a força tarefa foi atingida a programação estabelecidas de metas do SISPACTO, instrumento avaliado de gestão, que estabelece no indicador de n° 12- 0,33, como razão de exames mamografia em mulheres de 50 a 69 anos, e a população da mesma faixa etária/3.

Foi estabelecido um convênio com a Fundação Maternidade São Camilo para sessão do mamógrafo, o que permitiu o aumento na demanda de realização de mamografias em uma média mensal de 250 por mês. A SEMSA finalizou o credenciamento no CNES e habilitação junto ao Ministério da Saúde para transmissão de informações no SISCAN.

Grupo prioritário
Foram priorizados o grupo de risco com idade estabelecida de 50 a 69 anos de idade e grupos e risco a partir de 35 anos, onde há identificação de alguma alteração clínica, risco elevado, nódulos, massas, enfrentamento de linfonodos, presença de secreção ou outros achados, são liberados imediatamente, não tendo demanda reprimida.

Dia D do Outubro Rosa
Nessa próxima quinta-feira (25/10), a partir das 14h, acontece no Shopping Oriundi o dia D da campanha Outubro Rosa, com o evento “Dia Rosa”. Serão três pontos de atendimento para o agendamento de exame de mamografia, sendo um no supermercado, um próximo às escadas rolantes e outro na praça de alimentação.

Para fazer o agendamento a mulher dever residir em Aracruz e levar sua carteira do SUS ou do AMA, ou algum documento de identidade. O exame é gratuito, rápido e indolor. Após o agendamento a Secretaria de Saúde entrará em contato marcando os exames. “Estaremos massificando essa campanha com apoio de nossos parceiros como o próprio Shopping Oriundi, a Imetame, o Rotary e Associação Vidas”, completa Clenir.

O evento oferecerá outras programações. A partir das 17h acontece a apresentação do Coral “Maria Maria”, além das palestras e capacitação: “Como prevenir o câncer de mama” e “Ensinando o exame de Mama”. Também haverá depoimentos de mulheres que venceram o câncer e de outras que ainda passam por tratamento. Para encerrar acontece um show musical com a cantora Laíla.

Mama de alpiste
O Dia Rosa ainda ensinará a técnica de produção da “Mama de Alpiste”, considerada uma solução prática para enfrentar a baixa autoestima. Com uma meia de náilon 3/4 nova, medidor, tesoura e alpiste, é possível desenvolvê-la para cada tamanho de sutiã.