Educação

Formandos em cinco cursos de licenciatura pelo Polo UAB participam de Cerimônia de Colação de Grau

Postada em:

Aconteceu na noite desta sexta-feira (10/08), no plenário da Câmara Municipal, a Cerimônia de Colação de Grau dos formandos nos cursos de licenciatura em Artes Visuais, Pedagogia, Filosofia, Química e Física. O evento foi uma realização do Polo Presencial da Universidade Aberta do Brasil – UAB Aracruz – e Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), em parceria com a Secretaria de Educação da prefeitura de Aracruz.

Leia também: Prefeitura de Aracruz assina ordem de serviço para conclusão das obras da Escola Pró-Infância Bela V

A cerimônia contou com as presenças do Prefeito Jones Cavaglieri, da Subsecretária de Educação, Rosa Maria Guidethi, além da Coordenadora do Polo UAB de Aracruz e paraninfa das turmas, Maria Goretti M. Gomes, autoridades da UFES, familiares e amigos dos formandos. Após a apresentação das autoridades, um a um, cada formando era chamado para ocupar as fileiras da frente. Na sequência todos presentes ouviram os hinos nacional e municipal.

No primeiro discurso todos formandos foram saudados pela Secretária de Ensino à Distância, Coordenadora da Universidade Aberta do Brasil e Vice-presidente do conselho de curadores da Universidade Federal do Espírito Santo, professora Maria José Campos Rodrigues. “Quero aqui parabenizar nossos formandos. Em 2014 vocês foram acolhidos pela UFES em um processo seletivo difícil. Também sei que foi complicado para cada um permanecer no curso. Um curso à distância é ofertado à luz e semelhança de um curso presencial, com a diferença do uso da tecnologia. A UFES acreditou nessa modalidade que vem trazendo resultados. Vencedores, esse momento é importantíssimo na vida de vocês e de seus familiares que sofreram junto, parabéns”, comemora.

A Subsecretária de Educação, Rosa Maria Guidethi, falou sobre a importância da educação na vida de cada formando. “Caros formandos, a educação é um grande sustentáculo no processo de formação e transformação da sociedade. Portanto, vocês são pessoas privilegiadas. Hoje é celebrado o término de um importante círculo iniciado há alguns anos. Desse modo, desejo a cada um de vocês muito sucesso e que possam exercer com excelência a profissão escolhida. Sejam felizes”, ressalta.

A Coordenadora do Polo UAB de Aracruz e paraninfa das turmas, Maria Goretti M. Gomes, agradeceu a presença do prefeito Jones Cavaglieri e apoio da prefeitura na formação desses alunos. “Obrigada Jones por sempre nos apoiar e nos prestigiar. É sempre muito importante sua presença conosco, valorizando nossas atividades. Agradeço também à Secretaria de Educação que é uma grande parceira. Sei que nosso Polo passa por momentos financeiros difíceis. Talvez a gente não receba todo os cursos que estamos esperando. Já passamos por dificuldades outras vezes e as superamos. Aqui em Aracruz a UFES pode mandar todos os cursos, porque se depender da prefeitura, nós temos todo o apoio necessário”, comenta.

Maria Goretti M. Gomes ainda afirmou que ficou muito honrada por ter sido escolhida a paraninfa de todas as cinco turmas e depois discursou sobre a caminhada que cada um fez para chegar nesse momento, que exigiu muita dedicação, disciplina e estudos para a organização de tempo e cumprimento de prazos. “Cada um de vocês fazem parte de um grupo de pessoas que se propuseram a estudar em uma fase da vida aonde já assumiram também responsabilidade de cuidar de sua família. Hoje contamos com 716 alunos já graduados no nosso Polo. Sucesso a todos”.

Investindo no ensino de qualidade
O prefeito Jones Cavaglieri também lembrou da parceria do Polo UAB de Aracruz que oferta cursos gratuitos e de qualidade. “Hoje essas cinco turmas recebem o diploma de uma Universidade Federal. Faço questão de manter esse convênio que dá a oportunidade delas estudarem cursos de qualidade e gratuitos aqui na nossa cidade, caso contrário não conseguiriam estudar pela condição financeira. Para nosso governo a educação é tratada com muito cuidado, pois a vejo como a grande responsável pelas mudanças que nosso país precisa”, enfatiza.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz