Geral

Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e Sarampo tem início na próxima segunda-feira (06/08)

Postada em:

A Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz informa que a Campanha Nacional de Vacinação contra Pólio e o Sarampo iniciará na próxima segunda-feira (06/08) e se estenderá até o dia 31 de agosto, tendo como dia de Mobilização Nacional, o Dia D, 18 de agosto. Essa Campanha terá como público-alvo crianças de 1 (um) ano a 4 (quatro) anos, 11 meses e 29 dias. O total de crianças a serem vacinadas no município é de 5.849. Foto: Divulgação

Leia também: ExpoAgro Vidas acontece a partir desta quinta. Veja a programação

De acordo com a Coordenação de Imunização, todas as crianças com essa faixa etária deverão ser vacinadas com a Tríplice Viral, que previne contra Sarampo, Caxumba e Rubéola, além da vacina da Pólio, que previne a Paralisia Infantil. A Secretaria de Saúde ressalta que não há necessidade de “corrida aos postos de vacinação”, sendo que essa campanha será específica para crianças. Os adultos com idade máxima de 49 anos que quiserem se vacinar poderão ir às Unidades de Saúde do município durante toda semana, não necessariamente somente no período da campanha.

A Poliomielite também chamada de Paralisia Infantil é uma doença causada por um vírus que vive no intestino e pode afetar o sistema nervoso, levando à paralisia irreversível dos braços e das pernas. No Brasil o último caso registrado foi em 1990, mesmo assim é importante vacinar as crianças para que o vírus não voltem a circular no país.

O Sarampo é uma infecção viral grave e altamente contagiosa. Em 2016 a doença foi considerada erradicada em todo país, no entanto a baixa cobertura em 2017 (83,9%) fez com que o Ministério da Saúde alertasse a população quanto à possibilidade de um surto devido à circulação de imigrantes. O vírus circulante no Brasil é igual ao que circula na Venezuela, o que levou à conclusão de que o surto foi importado.

Vacinas disponíveis em todas as Unidades de Saúde
A Secretaria de Saúde informa também que as vacinas estarão disponíveis em todas as Unidades deSaúde do município no horário de 7h às 16h. É importante enfatizar que será obrigatório apresentar o cartão de vacina para que seja realizado uma avaliação criteriosa, no mesmo, garantindo que não há vacina em atraso da criança.

Fonte: Prefeitura de Aracruz