Meio Ambiente

Aricanga: caminhada e aventura pela trilha da gruta

Postada em:

O guarda ambiental Ronnie Gonçalves nos leva para um passeio pela trilha da gruta

Quem visita o Parque Natural Municipal do Aricanga não pode deixar de se aventurar pela trilha da gruta - um dos caminhos mais inusitados do parque e que revela um passeio inesquecível em meio a Mata Atlântica. Foto: Luã Quintão

Leia Também: Homem morre após cair com carro dentro de riacho em João Neiva

É uma trilha mais selvagem com subidas íngremes e uma dose de montanhismo, já que o caminho passa por dentro de uma fenda, cercado por pedras gigantescas. Pelo percurso ainda é possível contemplar belas paisagens e admirar árvores tipicamente brasileiras, como o Jacarandá Caviúna e a Peroba Rosa.

“Boa parte da trilha é feita por dentro da gruta e o percurso é cheio de subidas. Em alguns pontos é preciso passar em lugares estreitos e até escalar algumas pedras. Pelo grau de dificuldade, é fundamental que este passeio seja feito com ajuda de um guia, para que nenhum imprevisto aconteça durante o passeio”, explica o guarda ambiental, Ronnie Gonçalves.

Para agendamentos prévios
Para quem deseja visitar a trila da gruta ou então outros atrativos do parque, pode agendar previamente o passeio, entrando em contato com a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAM) pelo telefone (27) 3270-7066 ou pelo e-mail: semam.grn@aracruz.es.gov.br.

O parque
O Parque Natural Municipal do Aricanga ocupa uma área de 515 ha e reúne elementos como cobertura vegetal nativa de mata atlântica em diferentes estágios, lagoas, afloramentos rochosos, exuberantes belezas cênicas e grande biodiversidade, se tornando uma das mais importantes Unidades de Conservação do Espírito Santo.

Estudos realizados no local catalogaram 159 espécies de aves e 16 espécies de mamíferos. Entre as espécies de pássaros identificados está o Papagaio-Chauá (Amazona rhodocorytha), inserido na lista mundial de espécies ameaçadas de extinção.

Funcionamento
O Parque Natural Municipal do Aricanga funciona de terça a sexta-feira, das 08 às 16h, e aos sábados e domingos, das 08h30 às 15h30.  O acesso fica próximo ao quilômetro 07 da Rodovia ES-257. A entrada é gratuita.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz