Meio Ambiente

Aracruz a um passo de ganhar nova Unidade de Conservação Ambiental

Postada em:

O município de Aracruz está a poucos passos de ganhar uma nova Unidade de Conservação Ambiental. Localizada na região de Vila do Riacho, a área, conhecida como Areal, passou a ser estudada pela Secretaria do Meio Ambiente (SEMAM) em meados de 2017 e, após a consulta pública realizada na noite da última terça-feira, 23 de maio, o processo para caracterizar o território como UC está cada vez mais próximo.  

Estudantes, moradores e representantes de associações comunitárias lotaram o ginásio em Vila do Riacho. A Gerência de Recursos Naturais da SEMAM ficou encarregada de apresentar a proposta para a comunidade, relatando as características da área e objetivos. Na sequência foi aberto o diálogo para saber a opinião popular.

“Avaliamos de forma positiva a Consulta Pública. A gente percebeu que a comunidade apoiou e não tivemos nenhuma crítica ao projeto de implantação da Unidade de Conservação”, disse o biólogo Fabrício Rosa.

Herval Nogueira, representante da comissão ambiental da Associação Comunitária de Barra do Riacho, fez questão de participar da consulta e não deixou de opinar: “Acho que qualquer unidade de conservação é bem vinda para nós, desde que seja feita com equilíbrio e inclua os atores envolvidos dentro da discussão. Com a participação da comunidade fica ainda mais fácil, porque muitas vezes a população tem sabedoria tanto quanto os meios acadêmicos”, comentou.

Próximos passos
A partir da Consulta Pública a Gerência de Recursos Naturais da Secretaria do Meio Ambiente de Aracruz irá produzir uma nota técnica avaliando a última reunião com a população. A partir daí será publicado o decreto que concretiza a criação da Área de Relevante Interesse Ecológico Municipal de Vila do Riacho.

“A criação da Unidade do Areal se revela uma medida administrativa que fecha o ciclo de preservação da biodiversidade ambiental. Dessa forma, Aracruz passa oferecer para toda a sociedade capixaba quatro unidades de conservação que são ricas em biodiversidade, garantindo ambientes naturais essenciais à qualidade de vida humana para presentes e futuras gerações”, salientou o secretário municipal de Meio Ambiente, Wagner Elias Carmo.

Entenda o que é uma Unidade de Conservação
Unidade de Conservação (UC) é a denominação dada pelo Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC) (Lei nº 9.985, de 18 de julho de 2000) às áreas naturais passíveis de proteção por suas características especiais. São "espaços territoriais e seus recursos ambientais, incluindo as águas jurisdicionais, com características naturais relevantes, legalmente instituídos pelo Poder Público, com objetivos de conservação e limites definidos, sob regime especial de administração, ao qual se aplicam garantias adequadas de proteção da lei" (art. 1º, I).

As UC’s possuem o objetivo de preservar e conservar os remanescentes dos ecossistemas naturais, possibilitarem a manutenção da biodiversidade, valorizar a paisagem da região e assegurar condições de bem estar público. Por se tratar de uma área protegida, o local também poderá ser aberto a pesquisas, recreação e turismo controlado.

Conheça as Unidades de Conservação que atualmente são gerenciadas pela Secretaria de Meio Ambiente: