Política

Vereador denuncia, ao Ministério Público, reajuste abusivo na conta de água em Ibiraçu

Postada em:

Caso semelhante foi resolvido após abaixo assinado em João Neiva

O polêmico decreto assinado pelo prefeito de Ibiraçu, Eduardo Zanotti (PMN), que reajustou em 32,9% as tarifas de água e esgoto do  SAAE, continua gerando muitas reclamações entre usuários. Tamanha insatisfação da comunidade fez com que o vereador Otávio Maioli (PT) tomasse nova atitude para tentar derrubar o reajuste que ele considera abusivo.

Leia também: Desfile multicultural encanta moradores de Aracruz nos 170 anos do município

Após cansar de esperar por uma resposta do prefeito sobre um pedido para cancelar o aumento das tarifas, no último dia 27 de março Otávio entrou com representação no Ministério Público com o objetivo de reverter judicialmente o reajuste que em pouco mais de um ano já acumula 57%.

Para fazer a denúncia, Otávio foi acompanhado pelos vereadores José Geraldo Rossi (o Zé Pintor), Kleber Rodrigues e Paulo Rodrigues Quaresma que, juntos com Otávio, apresentaram no dia 06 de março uma indicação sugerindo que o prefeito revogasse o decreto do reajuste. Apesar de a indicação ter sido aprovada por unanimidade, vereadores da base do prefeito se disseram a favor do aumento das tarifas e até o momento o prefeito não deu qualquer resposta sobre a indicação.     

 

De acordo com Otávio Maioli, o Ministério Público já encaminhou a denúncia à prefeitura para que o executivo se defenda da acusação de aumento abusivo e justifique o reajuste das tarifas.

Otávio faz questão lembra que é a favor da valorização da água. “Não somos a favor do reajuste zero, mas, se é para aumentar, que seja um reajuste adequado e que não sacrifique a comunidade”, declarou o vereador.

 

Abaixo Assinado em João Neiva

O caso de se assemelha ao do município de João Neiva, onde o reajuste de 100% foi suspenso após um abaixo assinado realizado pela comunidade no início de 2017. Assim como em Ibiraçu, o aumento das tarifas do SAAE em João Neiva ocorreria por meio de decreto, que foi assinado pela administração anterior, mas que seria cumprido pelo prefeito atual, como a própria prefeitura chegou a anunciar. .

O alto valor das contas que começaram a chegar no mês de fevereiro daquele ano, motivou a Associação de Moradores do Bairro de Fátima a dar início a um abaixo assinado que recolheu mais de 3 mil assinaturas, segundo o presidente da comunidade, Marcos Ribeiro.

Por coincidência, ou não, enquanto o número de assinaturas se multiplicava, a prefeitura voltou atrás e anunciou que o reajuste ficaria em torno de apenas 20%, bem inferior ao aumento dado pela prefeitura de Ibiraçu, que foi de 32,9% e que já acumula 57% se considerado o aumento de 18% dado em janeiro de 2017.

As semelhanças entre os casos dos dois municípios, no entanto, se resumem à insatisfação da comunidade, pois, até o momento, em Ibiraçu, não há nenhuma providência de abaixo assinado, há apenas a tentativa dos quatro vereadores de conseguirem a revogação do decreto. Até que isso se resolva, a comunidade de Ibiraçu continua pagando a conta de água com aumento.

 

Prefeitura de Ibiraçu

Procurada pela reportagem do Site Aracruz, a prefeitura de Ibiraçu respondeu através de sua assessoria da seguinte forma: "O assunto está sendo tratado inteiramente entre Ministério Público, Câmara e Prefeitura, portanto a prefeitura não se manifestará sobre o assunto."