Geral

Reunião reforça: Vagas da Jurong voltarão a ser enviadas ao Sine de Barra do Riacho

Postada em:

"Se não acatar decisão empresa estará descumprindo condicionante ambiental"

Foto capa: Da direita p/ Esquerda

Vereador Paulo Flavio ao lado do presidente da Assembléia dep. Erick Musso, Léo Pereira –pres. Assoc. Moradores de Vila do Riacho, Rosilene Santos – sec. mun. Ação Social e Trabalho, Israel Oliveira - pres. Assoc Moradores de Barra do Riacho e Mônica Cordeiro – vereadora

Uma reunião realizada nesta sexta-feira (19) reforçou a decisão de que as relações de vagas de trabalho abertas no Estaleiro Jurong deverão mesmo voltar a ser enviadas à agência do Sine de Barra do Riacho. A informação é do vereador Paulo Flávio Machado (PRB), que participou de mais uma reunião para resolver a questão, que é de total interesse das comunidades de Barra do Riacho, Vila do Riacho e de toda a orla de Aracruz.

A reunião também contou com a participação do secretário de Estado do Meio Ambiente Aladin Cerqueira, do presidente da Assembléia Legislativa, dep. Érick Musso (MDB), a secretária municipal de de Ação Social, Rosilene Filipe dos Santos, representantes do Sine e líderes comunitários.  

Os envios das relações de vagas à agência deveriam ter sido normalizados na última segunda feira (15), mas, segundo o vereador Paulo Flávio, a Jurong não teria cumprido o acordo que foi assinado por uma representante da empresa na reunião anterior, realizada na última quinta-feira (11).

Na ocasião, a representante da Jurong teria informado que a empresa deixou de enviar a lista de vagas para o Sine da Barra após receber uma autorização do Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA para realizar a própria seleção de trabalhadores. A alegação teria sido uma suposta irregularidade no uso de um caderno, forma usada pela própria comunidade para evitar que trabalhadores e trabalhadoras tivessem que dormir ao relento na busca de uma oportunidade de trabalho.

Ainda naquela reunião, a representante da jurong teria assumido, por escrito, o compromisso de voltar a enviar a relação a partir de segunda-feira (15) para que o Sine voltasse a encaminhar os trabalhadores, mas para decepção das comunidades, nada mudou em relação à semana anterior.

Nesta sexta-feira (19), porém, após os representantes das comunidades mostrarem a importâncias da agência do Sine de Barra do Riacho, os participantes da reunião reforçaram a necessidade dos encaminhamentos voltarem a ser feitos pelo Sine. Os encaminhamentos deverão ser normalizados a partir da próxima terça-feira (23).

O secretário Estadual de meio ambiente, Aladin Cerqueira, afirmou que o Iema enviará ofício à Jurong para que ela desconsidere o ofício anterior que lhe autorizava a fazer a seleção dos trabalhadores. Ainda segundo Cerqueira, caso a Jurong não acate a decisão, estará descumprindo uma condicionante ambiental.