Geral

Reunião define: Vagas da Jurong voltarão a ser enviadas ao Sine de Barra do Riacho

Postada em:

Após mais de dois meses excluída do processo de encaminhamento de trabalhadores para  vagas abertas no Estaleiro Jurong, a agência do Sine no distrito de Barra do Riacho, em Aracruz, voltará a participar do processo.

Pelo menos foi o que ficou definido em uma reunião ocorrida na tarde desta quinta-feira (11), na Associação Comunitária de Barra do Riacho. O encontro contou com representantes do Sine, Secretaria Municipal de Ação Social, Jurong e do Governo do Estado, além do vereador Paulo Flávio Machado (PRB) e outros representante da comunidade.

No final do mês de outubro de 2017, a Jurong recebeu do Instituto Estadual de Meio Ambiente – IEMA autorização para fazer a própria seleção de trabalhadores. Na ocasião, o IEMA justificou a medida alegando suposta irregularidade no uso de um caderno adotado pela comunidade, onde o trabalhador tinha seu nome anotado em uma lista e assim não precisava dormir ao relento para conseguir o encaminhamento. 

Autor da lei que determina que as empresas instaladas em Aracruz destinem 70% de suas vagas para trabalhadores do município, o vereador Paulo Flávio, que por mais de uma semana vinha se reunindo com a comunidade em busca de uma solução para o problema, comemorou a reinserção da agência da Barra nesse processo.

“É uma vitória para a comunidade. Essa decisão atende aos trabalhadores de Barra do Riacho e de toda a orla de Aracruz, que assim evitam o deslocamento até a agência da sede, economizando tempo e dinheiro. Quanto ao uso do caderninho, foi a forma que a comunidade encontrou para dar mais dignidade aos trabalhadores. Com esse sistema, mulheres e homens não precisam dormir ao relento na busca por uma oportunidade de trabalho. Fico feliz por termos conseguido sensibilizar o representante da Jurong e dar essa tranqüilidade aos trabalhadores, finalizou Paulo Flávio.    

Pelo que foi falado na reunião, a expectativa é de que as vagas da Jurong voltem a ser enviadas ao Sine de Barra do Riacho a partir desta segunda- feira (14).