Educação

Escola de Barra do Riacho deve ser entregue à comunidade no dia 31 de agosto

Postada em:

Um mês. Este é o prazo que a comunidade de Barra do Riacho deverá esperar para ver concluída a escola Zenília Varzem Ribeiro, em reforma há aproximadamente quatro anos. A informação foi passada ao Site Aracruz através de nota da assessoria de comunicação da prefeitura de Aracruz.

A demora na reforma, inicialmente prevista para um ano, há muito tempo vem causando indignação nos pais dos cerca de 450 alunos que estudam na unidade. Em 2013 as aulas foram transferidas para um galpão improvisado, onde a escola funcionaria por no máximo um ano. Era grande a felicidade de pais e alunos por saberem que a comunidade logo contaria com uma escola digna. Com o passar dos anos, a felicidade se transformou em impaciência e após o não cumprimento do prazo, que chegou a ser prorrogado por 10 meses, o sentimento já chegou ao patamar de indignação.

Notícias relacionadas: Mães fazem protesto por entrega de escola em Barra do Riacho

Divisória de sala de aula desaba e prefeitura não informa quando haverá aula em escola de Barra do Riacho

Na última segunda feira (31), mães que foram levar seus filhos na escola foram informadas de que as aulas ocorreriam somente até as 9h30, devido a um entupimento na rede de esgoto, na cozinha da escola. Com o vazamento, o esgoto alcançou a parte externa da unidade escolar, espaço normalmente utilizado pelos estudantes. Insatisfeitas com a situação do ambiente, por hora insalubre, as mães protestaram e decidiram que somente deixarão os filhos voltarem a estudar após a entrega da nova escola. O protesto se repetiu no horário da tarde e muitos pais voltaram a se reunir em frente ao galpão nesta terça e quarta feiras.

De acordo com os pais dos estudantes, o galpão não oferece as menores condições para nele funcionar uma escola. “As salas são apertadas e quando venta forte parece quer tudo vai desabar”, disse uma mãe.

Em agosto de 2016 alunos tomaram um grande susto quanto a divisória de uma sala de aula caiu. Felizmente ninguém se machucou.

  

               Divisória que desabou em agosto de 2016

Os pais solicitaram uma reunião com a secretária de Educação Ilza Rodrigues e, segundo eles, o encontro ficou marcado para as 8h desta quinta-feira no galpão onde funciona a escola improvisada. A expectativa é de que o prefeito Jones Cavaglieri também participe da reunião, que deve contar ainda com um representante da secretaria de obras e do Sindiupes. Nesta quarta-feira, um representante da empreiteira responsável pela obra da escola teria dito que o prazo para a entrega da obra é 21 de setembro, devido a um aditivo, porém, em nota enviada á redação do Site Aracruz nesta terça-feira (20) a assessoria de comunicação informa que a previsão de entrega da obra é 31 de agosto

 

Segue na íntegra a nota da Prefeitura de Aracruz:                

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Educação, informa que a manifestação dos pais nesta última segunda-feira (31/07), ocorreu devido ao fato das obras da escola não terem sido entregues na data prevista, (dia 24/07), manifestação esta que já tinha sido confirmada pelos próprios pais dos alunos em reunião com a direção da escola.

Este movimento não foi pelo fato do cano da cozinha ter entupido, o que na ocasião ainda não era de conhecimento dos pais, que estavam na porta do galpão onde funciona a escola desde as 6h da manhã. A direção informou aos pais que as aulas acabariam as 9h30 caso o cano não fosse desentupido, problema este que o dono do galpão disse que resolveria nesta terça-feira (01/08).

Com relação a EMEF Zenília Varzem Ribeiro, a Secretaria de Obras informa que o não cumprimento do prazo se deveu principalmente em função do furto de cabos elétricos quando a obra tinha sido paralisada no fim de 2016, o que demanda tempo para a solicitação de outros, além das constantes chuvas que atrapalham o acabamento.

Devido a estes problemas, a previsão para que as obras de reforma da escola sejam concluídas é no dia 31 de agosto.