Educação

Estudantes de Aracruz redigem carta aberta com foco na educação

Postada em:

Na quarta-feira (24/8), um grupo de aproximadamente 25 estudantes de escolas municipais de Aracruz e de Projetos Sociais que trabalham com crianças e adolescentes reuniu-se para propor uma carta aberta sobre a educação no município. A atividade faz parte do 3º ciclo do Programa Votorantim pela Educação (PVE), que é realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Aracruz, com o objetivo de contribuir com a melhoria da qualidade da educação nos municípios com operações das empresas do Grupo Votorantim, representado no Espírito Santo pela Fibria.

No 1º e no 2º ciclo do Programa, os estudantes participaram de atividades lúdicas, como construção de bandeiras com o tema “Qual é a escola que você quer” e iniciaram a construção dos Projetos para o concurso Desafio Criativos da Escola, por meio do qual devem propor ações para melhorar a realidade da educação no município. A premiação do concurso ocorrerá no mês de novembro. “Neste 3º ciclo, que envolve a carta aberta, o objetivo é dar voz aos adolescentes para que falem da escola que querem construir junto com o município”, diz Sandra Martins de Oliveira, consultora de Sustentabilidade da Fibria.

A iniciativa também visa mobilizar a sociedade para se comprometer com as mudanças necessárias à promoção de uma educação com qualidade no município. A ideia é envolver um grupo de alunos que seja representativo: escolas indígenas, rurais e urbanas; diferentes bairros; e diversidade de gênero, envolvendo meninos e meninas. O Programa Votorantim pela Educação envolve crianças e adolescentes com idade entre 9 e 16 anos.

Os alunos participaram da atividade de redação da Carta Aberta na Escola Placidino Passos, no bairro Polivalente. No mesmo dia (24/8), diretores de escolas, pais de alunos e representantes da Prefeitura de Aracruz participaram de uma reunião do Grupo de Mobilização do Programa Votorantim pela Educação, na mesma escola.