Educação

Caravana pela Educação chega à Aracruz nesta sexta-feira

Postada em:

O projeto Caravana pela Educação está circulando pelos municípios capixabas com o objetivo de envolver trabalhadores da Educação (professores, pedagogos, funcionários de escola) e a comunidade local no debate sobre o futuro da Educação Pública.

Em todas as regiões por onde passa, a Caravana faz um diagnóstico dos principais problemas que afetam o setor, identifica ações e projetos bem sucedidos e discute propostas para serem incluídas nos orçamentos municipais e estadual de 2017, visando garantir uma Educação Pública, Gratuita e de Qualidade para todos.

Na programação do evento estão previstas palestras e debates sobre Orçamento e Investimentos na Educação, Violência no Ambiente Escolar e Educação no Campo. Há também espaço para atividades culturais locais e regionais, como dança, poesia, música, grafite e teatro.

Na próxima sexta-feira, dia 01/07, o projeto estará em Aracruz, a partir das 18h, no Salão do Elízio, no Centro, e com atividades culturais na Praça São João Batista. O evento também é aberto aos moradores das cidades de Ibiraçu, Fundão e João Neiva.

A Caravana teve início no mês de maio e abrangerá todos os 78 municípios capixabas até o dia 09 de julho. No dia 02/07, passará por Guarapari e no dia 03/07, em São Gabriel da Palha. O projeto já contemplou mais de 50 cidades. O encerramento ocorrerá no dia 09/07 com atividades na cidade de Vitória, contemplando as cidades de Cariacica, Serra, Viana e Vila Velha.

Ao final do projeto, todas as propostas debatidas e sugeridas pela comunidade serão reunidas em um documento a ser encaminhado às Prefeituras, Câmaras de Vereadores, Assembleia Legislativa do ES, Governo Estadual e Ministério Público.

A iniciativa é do SINDIUPES-Sindicato dos Trabalhadores em Educação Pública do Estado e conta com o apoio da Associação de Pais e Alunos do ES (Assopaes), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do ES (FETAES), União dos Estudantes Secundaristas do ES (UESES), Central Única dos Trabalhadores e Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil.