Educação

Estudantes de Aracruz desenvolvem coletor de água de ar condicionado

Postada em:

Em tempos de crise hídrica, quando as populações de Aracruz, Ibiraçu e de vários outros municípios do norte o estado enfrentam racionamento de água, alunos do Curso de Mecânica de uma Escola Técnica de Aracruz, desenvolveram o “Coletor Primário de Água Gelada de Ar Condicionado”, um sistema de aproveitamento da água produzida pelo aparelho de ar-condicionado.

O projeto foi desenvolvido por um grupo de seis alunos como Trabalho de Conclusão do Curso - TCC.

Segundo Aitel Pina, coordenador técnico da escola, o diferencial do projeto á que a água é acumulada em um recipiente onde o controle do líquido é feito através de luzes de led, que acendem informando a quantidade de água dentro do reservatório.

Durante os testes realizados com dois aparelhos de ar condicionado a quantidade de água acumulada foi de 17,5 a 21 litros por semana. Pode não parecer muito, mas se a idéia for adotada em um edifício de salas comerciais ou em um grande condomínio a economia anual na conta de água poderá ser significativa. Quanto maior o aproveitamento dessa água, maior seria a economia da água potável do município.

Através de teste em laboratório, verificou-se que a água produzida pelo ar condicionado não é potável, mas pode ser usada para lavar a casa, nas descargas dos banheiros, regar as plantas, entre outras atividades domésticas.

Atualmente, milhões de litros de água produzidos, não só por aparelhos domésticos como também por centrais de climatização de repartições públicas e centros comercias, são jogados fora todos os dias.

Para produzir o coletor de água, o custo foi de R$ 126,70.

(E) Regiano Sonegueti (Prof. Orientador), Daniel Ramos, Aitel Pina (Coord. Téc.) Daniel Loureiro, Elias Lopes, Luan Matos, Leandro Martins, Valquimar das Virgens e Patrício Oliveira (Professor)(D).