Economia

População de Aracruz pode ter de pagar vários pedágios dentro do Município

Postada em:

Se locomover dentro do Município de Aracruz poderá ficar muito caro em um futuro breve. Para trafegar de um Distrito para outro ou entre os Distritos e a Sede, o cidadão que já vem sofrendo com a crise econômica, que por sua vez tem entre os reflexos a inflação alta, desemprego, aumento dos combustíveis, energia e o conseqüente e drástico aumento nas despesas do mês, poderá ver as coisas ficarem ainda piores. A contribuição dessa vez será do Governo do Estado, que pode impor ao cidadão de Aracruz não um, mas vários pedágios para locomoção dentro do Município.

Pelo menos é o que mostra uma matéria publicada pela Gazeta, nesta quarta feira, sobre um estudo de concessão de vias para a iniciativa privada, que começou no último mês de setembro e foi conduzido por uma equipe técnica do próprio Departamento de Estradas de Rodagem do Estado (DER-ES)

O estudo dividiu a o Polo Aracruz em regiões e abre possibilidade para cobrança de pedágios em trechos como na relação a seguir, que inclui Manguinhos, Nova Almeida e Praia Grande no Polo Aracruz por afetar diretamente a população do Município que muito utiliza a Rodovia ES 010 para ir a Vitória.

Polo Aracruz – 229 Km

ES 115 – Manguinho a Nova Almeida (ES 264)

ES 115 – Nova Almeida a Santa Cruz

ES 010 – Santa Cruz a Vila do Riacho

ES 010 – Vila do Riacho a ES 440

ES 445 – Vila do Riacho a BR 101

ES 257 – Ibiraçu a Aracruz

ES 257 – Aracruz a Portocel

ES 124 – Aracruz até Guaraná

ES 456 – Aracruz a Coqueiral

ES 124 – Aracruz a Santa Rosa

ES 124 – Santa Rosa até o Contorno de Nova Almeida

ES 124 – Contorno de Nova Almeida a Praia Grande

O Governo ainda não informou quando essas cobranças devem começar a ocorrer, mas de acordo com o diretor-geral do DER-ES, Halpher Luigi, as formas de concessão e cobrança serão definidas até junho de 2016. Nesse período, empresas poderão realizar estudos de viabilidade econômica e apresentar modelos de cobrança.

“Essa viabilidade é mensurada quando comprovam que o valor a ser cobrado é menor que o benefício que poderá ser oferecido para os usuários das vias”, afirma Luigi.

Além de Aracruz, a cobrança de pedágio em Rodovias estaduais deve afetar moradores de outros nove Municípios.

O primeiro Pólo a ser oferecido no mercado será o de Colatina.