Saúde

Prefeito de Aracruz assina contrato de gestão do Centro de Hemodiálise com o Hospital São Camilo e A

Postada em:

A prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Saúde (Semsa), realizou na tarde da última sexta-feira (20), no auditório do Sesi/Senai, bairro Vila Nova, a apresentação dos resultados da Rede Assistencial de Saúde do município – RASA / SUS –, implantada desde janeiro de 2019. Na ocasião também foi assinado o contrato do Centro de Hemodiálise, entre o Hospital São Camilo, Associação Vidas e Prefeitura de Aracruz.

O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieiri, da secretária de Saúde Clenir Avanza, do presidente da Câmara, vereador Paulo Flávio, do presidente da Associação Vidas Ettore Cavalieri, do Diretor da Fundação Hospital Maternidade São Camilo, Dr Eduardo Pereira, do Deputado Estadual Dr Hércules, do médico Responsável Técnico (RT) em ortopedia da Rede Municipal da Saúde, Dr Leandro Figueiredo, e do chefe da Divisão de Convênios e Gestor do Núcleo do Ministério da Saúde no Estado do Espírito Santo, Bartolomeu Martins Lima.

No início das falas das autoridades, o presidente da Associação Vidas Ettore Cavalieri, falou do sucesso das parcerias que ajudaram o hospital. “Há um ano atrás, a Associação Vidas, o Hospital São Camilo e também a Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz iniciaram uma relação profissional com o objetivo de fazer o melhor para as pessoas que mais dependem de atenção e atendimento em saúde. Agradeço imensamente ao apoio do prefeito e dos voluntários nesses quatro anos da nossa associação. Nosso hospital dobrou de tamanho em pouco tempo, e já terminamos o setor de imagens. Agora em janeiro damos início as obras da ala D, pois nossa proposta é investir e muito na gestão de pessoas e ser referência em atendimento humanizado”, ressaltou.

Na sequência o prefeito de Aracruz, Jones Cavaglieri lembrou do compromisso da sua gestão na saúde e da parceria com a Associação Vidas. “Lembro que no início do meu mandato eu fiz um compromisso de acabar com as filas de espera no nosso município, sendo que havia gente sem atendimento há mais de três anos. Desde então as coisas aconteceram e hoje estamos colhendo resultados. Queria também ressaltar a Associação Vidas e sua importantíssima ajuda para a melhora no atendimento do nosso hospital, para que a saúde na nossa cidade se tornasse referência. Nós entendemos que são nessas parcerias entre o município e o hospital que iremos mais longe”, disse.

Assinatura do contrato de Gestão Assistêncial 
Após as falas foi a vez das autoridades assinarem o contrato de gestão assistencial do Centro de Hemodiálise de Aracruz, que será executado e administrado pela Fundação Hospital Maternidade São Camilo, e fiscalizado e acompanhado pela Secretaria de Saúde da prefeitura de Aracruz.

O presente Contrato de Gestão tem por objetivo a execução e gerenciamento das atividades e serviços de saúde no Centro de Hemodiálise, localizado na unidade de saúde de Guaxindiba, para assistir ao portador de Doença Renal Crônica (DRC) e Doença Renal Aguda (DRA), mediante assistência permanente, de forma ininterrupta de segunda a sábado, inclusive feriados, em regime de rotina, e domingos em casos de atendimento de quadro agudo, e também ter abrangência regional, em função das necessidades de saúde da população.

Prestação de contas da Secretaria de Saúde
Em um segundo momento do evento, a secretária de Saúde da Prefeitura de Aracruz, Clenir Sani Avanza, fez uma apresentação das contas de sua pasta desde o dia 18 de fevereiro de 2018. “Queria dizer que prestação de contas não é mostrar somente números positivos, e sim mostrar o resultado real, o que conseguimos realizar dentro de sua gestão e aonde a lei deixou você caminhar. O universo público é sediado pelo universo legal, ou seja, só podemos fazer o que a lei nos permite”, enfatizou.

Por meio de um telão ela mostrou a situação assistencial de saúde encontrada em fevereiro/2018, quando havia 14 mil pacientes em lista de espera desde 2015; 17 propostas do MP/ES de termos de ajustamento de conduta – TAC’s; uma sede administrativa inadequada e sem equipamentos gerenciais; acondicionamento de vacinas inadequados; rede de transportes sucateada e ambulâncias sucateadas; rede de marcação de consultas sem regulação; além do déficit de 11 milhões de reais e servidores sem treinamentos.

Diante desse quadro a secretária mostrou a caminhada de sua equipe. “A gente teve um começo com muitos e grandes desafios, e como todo processo de mudança, foi doloroso. Diante disso, buscamos ajuda e recebemos de muitos parceiros, e aos poucos o cenário foi mudando. Trocamos os colaboradores, readequamos os fluxos, mudamos o estilo e direcionamos o cuidado ao cidadão”.

O público presente ainda pôde conhecer toda a estrutura física da Rede Municipal de Saúde, seus recursos humanos, a atenção primária, além de outras conquistas como a inauguração da UBS de Coqueiral, reforma das UBS´s de Bela Vista, Irajá, Guaraná, Mar Azul, Guaxindiba, Barra do Riacho, inauguração da UBS de Sauê, além de capacitações e qualificações da equipe, entrega da UPA 24 do Vila Rica, que já realizou mais de 100 mil atendimentos desde sua abertura, Farmácia Cidadã e o PA 24h de Barra do Riacho, recém-inaugurado.