Geral

Aracruz participa da criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo

Postada em:

Representantes dos municípios no evento que marcou a criação da Associação

No último sábado (10) a Prefeitura de Aracruz esteve presente, por meio da Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), na solenidade que marcou a criação da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. O evento aconteceu na Academia de Letras de Vila Velha, no sítio Histórico da Prainha, e contou com a presença de representantes de outros quatorze municípios

O Município e o prefeito de Aracruz foram representados pela gerente de cultura da SEMTUR, Mônica Cristina Pimentel, que se fez presente na assinatura da ata e na aprovação do Estatuto da Associação das Cidades Históricas do Espírito Santo. Além disso, também como membro do Conselho Consultivo, junto com os municípios de Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Serra, Viana e Cariacica.

Com o apoio da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais e da Confederação Nacional dos Municípios, o objetivo de trazer o projeto para o estado é criar uma Associação que se sustenta no sentido de contribuir para a implantação de políticas públicas de preservação e sustentabilidade do Patrimônio Histórico Estadual.

“Não tenho dúvidas de que a criação dessa associação vai impulsionar ações voltadas para o desenvolvimento turístico dos municípios, e não será diferente em Aracruz. O projeto vai auxiliar no fortalecimento e na busca de captação de recursos destinados para essas políticas públicas que serão criadas”, destacou a secretária de turismo e cultura de Aracruz, Flavia Cândida.

O prefeito Jones Cavaglieri falou sobre a importância de o município fazer parte desse projeto. “Esse com certeza é um marco na história do Espírito Santo, e também na de Aracruz, que não podia ficar de fora. Somos um município marcado por nossa diversidade cultural e com uma história muito bonita que precisa ser preservada”, ressaltou o prefeito.

Membros

Criada a Associação, foi eleito para presidente, o Prefeito de Vila Velha, Max Filho, Primeiro Vice-presidente, prefeito de Muqui, Carlos Renato Prucoli, segundo vice-presidente, prefeito de Santa Teresa, Gilson Antônio de Sales Amaro. Conselho fiscal: Anchieta, Conceição da Barra, Guaçuí, São Mateus. Conselho consultivo: Cachoeiro de Itapemirim, Linhares, Serra, Viana e Aracruz