Geral

Grupo de Mobilidade Urbana discute projetos para o Centro de Aracruz

Postada em:

Foto: A Coordenadora do Grupo e Assessora Especial da prefeitura, Mariza Giacomin Lozer, passa aos demais membros os assuntos que pautaram a reunião

O grupo de trabalho do Gabinete Municipal de Gestão Integrada (GGIM), que também colabora com as ações voltadas para a mobilidade urbana de Aracruz, se reuniu na tarde desta quinta-feira (01/08) para discutir questões relacionadas à otimização do trânsito no centro da cidade, entre elas, o projeto-piloto para estrangulamento de vias, a fiscalização das áreas regulamentadas, aplicação de multas, fixação de novas placas, além da implantação do Binário, que transforma ruas paralelas em mão única, uma para cada sentido.

O projeto-piloto para a implantação do estrangulamento compreende a Rua Padre Luiz Parenzi, no espaço entre a Praça Monsenhor Guilherme Schmitz (Matriz) e a Igreja São João Batista. O Subsecretário de Obras e Infraestrutura, Saulo dos Santos Deambrozi, comentou sobre os detalhes desse projeto. “Além do estrangulamento será implantada uma passagem elevada que necessita ser feita com asfalto quente. Por isso estamos tentando viabilizar com a empresa responsável para fechar a carga de um caminhão e nos atender de forma satisfatória. Neste sentido, estamos alinhando outras demandas para serem executadas junto com o estrangulamento, como a questão dos quebra molas perto do batalhão e demais passagens elevadas, na sede e na orla”, diz.

Ainda de acordo com Saulo, a previsão é de que já na próxima semana, a prefeitura fechará esse pacote e receberá a massa asfáltica. “Marcaremos para fazer essa passagem elevada para um fim de semana, quando o fluxo de carros é bem menor. Acredito que em um prazo de 10 dias daremos o início ao estrangulamento da via”, completa.

Fiscalização nas áreas regulamentadas e fixação de novas placas
O Tenente Adilton, da Subseção de Trânsito do 5º BPM, confirmou que a Polícia Militar já está autuando e multando os motoristas que não respeitam as sinalizações em áreas regulamentadas, como as exclusivas para motocicletas e carros. “A fiscalização de trânsito está sendo feita rotineiramente, portanto os motoristas devem ficar atentos à sinalização, pois desta forma teremos um melhor uso das vias públicas e um trânsito mais organizado e seguro”, ressaltou.

Essas placas exclusivas já foram colocadas na área central de Aracruz, porém outras serão instaladas. No dia 12/08 um Engenheiro de Trânsito do Detran virá ao município para fazer uma conferência e atestar os serviços. De início serão instaladas outras quatro placas exclusivas para automóveis.

Com relação à implantação do Binário, que transforma ruas paralelas em mão única, uma para cada sentido, esta é uma das soluções encontradas pela prefeitura para tentar amenizar o impacto do trânsito crescente na cidade. Esse projeto está previsto no Plano de Mobilidade Urbana, aprovado em 2015. Na ocasião, a rua Professor Lobo teria um sentido único, do centro à prefeitura, com a rua Leopoldo Barcelos Rangel, para fazer retorno ao centro.