Meio Ambiente

Grande força tarefa planta mais 120 mudas de espécies nativas no entorno da lagoa do Villa Santi

Postada em:

Uma grande força tarefa na manhã deste sábado (13/07) plantou nos arredores do lago do residencial Villa Santi outras 120 mudas de árvores nativas. A ação foi feita pela prefeitura de Aracruz, por meio da Secretaria de Meio Ambiente (SEMAM), em parceria com o curso de direito da FAACZ, comunidade local e a empresa Suzano, que fez a doação das espécies como a Imbaúba, Ingá e Boleira. Fotos: Renato Lana 

No início das atividades os servidores da Semam, os mais de 40 alunos e alguns moradores se dividiram em grupos e levaram consigo as mudas, ferramentas e insumos necessários. Devidamente calçados e vestidos, todos adentraram pela mata, onde às margens da lagoa começaram a plantar. 

Para cada árvore foi feita a abertura dos berços, nas dimensões 40x40x40 cm. Em seguida era feita a inserção do hidrogel, uma substância que oferece às plantas, em períodos de estiagem, maior disponibilidade para reter água. Depois foi a vez de misturar o adubo com o composto orgânico, para finalmente cobrir o berço com a terra.

O secretário de Meio Ambiente, Edgar Alan Martins, comentou sobre esta ação e suas importantes consequências para o local. “Dentro deste projeto de recuperação, e com o plantio dessas árvores, vamos conseguir recompor as perdas ocorridas nesta mata ciliar. Na verdade estamos fazendo um serviço de manutenção. Essa mata tem uma função ambiental muito importante que é proteger o recurso hídrico, além da estabilidade geológica”, explica.

Já o prefeito Jones Cavaglieri destacou a participação da comunidade. “Quando temos as mãos dos moradores e estudantes nesses eventos, eles ajudam e aprendem a prática de manter os espaços públicos organizados e cuidados. Nosso intuito é fazer com que todos se envolvam e se sintam parte desse do espaço”, esclarece.