Geral

PM de Linhares tem efetivo menor do que em 2010, afirma presidente do Concel

Postada em:

O efetivo das polícias de Linhares esteve entre as principais demandas apresentadas na audiência pública realizada na última terça-feira (10) pela Comissão de Segurança da Assembléia Legislativa do ES.
 

Aberto ao público, o evento aconteceu na Câmara Municipal e reuniu políticos locais e  representantes do Ministério Público, Polícia Militar, Polícia Civil, Conselho Municipal de Segurança de Linhares e lideranças comunitárias, entre outros.

O Conselho Interativo de Segurança Pública de Linhares – Consel, apresentou através de seu presidente Roque Felix de Barbe, um documento que aponta providências necessárias visando a melhoria dos órgãos de segurança do município.  O documento foi elaborado com a participação de 37 entidades que fazem parte do Conselho. 

Um ponto que chamou muito a atenção do público presente foi com relação ao efetivo da Polícia Militar. De acordo com o presidente do Consel, atualmente o 12º Batalhão da PM possui menos policiais do que há nove anos.  

“Em 2010 nossa população era de 141 mil habitantes e tínhamos 192 policiais militares. Já em 2018, com população estimada em 170 mil habitantes, tínhamos 270 policiais. Aumenta a população e reduz o efetivo policial”, questionou Felix De Barbe.

O presidente do Concel acrescentou que a Delegacia Regional da Polícia Rodoviária Federal em Linhares é a que possui o menor efetivo policial das Delegacias do Estado e que a Polícia Civil precisa recompor o efetivo para se chegar ao mínimo possível para a realização de investigações.

Dentre as demandas consideradas urgentes estão a construção de uma nova sede para o Serviço Médico Legal – SML e aumento do efetivo o suficiente para atendimentos à população. O setor também estaria necessitando adquirir dois rabecões para remoção de cadáveres e uma viatura para perícia.  No documento, o Consel solicita ainda que prefeitura seda um terreno para a construção do Centro de Operações Norte do Ciodes (Tipo de call center) para chamadas direcionadas à Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros e até para à Polícia Rodoviária Federal. 
 

Para o Consel, a médio prazo é necessário que Linhares possua um grande complexo para abrigar as polícia Militar e Civil, além do Corpo de Bombeiros, facilitando assim o atendimento à população. 

O delegado Chefe da 16ª Regional da Polícia Civil, Leandro Barbosa Moraes, apresentou sugestões para o deficit de profissionais na região. “Deixo como sugestão a realização de concurso regionalizado, no molde da Polícia Federal, para que os profissionais façam o concurso direcionado para as regionais. Também é importante utilizar um critério objetivo de distribuição de efetivo.”. recomendou.

Violência

O bairro Interlagos, do município de Linhares, registrou o maior número de assassinatos no Estado entre janeiro e maio de 2019. De acordo com a Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), neste período foram sete homicídios no bairro Interlagos e dois no Interlagos I, totalizando nove homicídios na região mais populosa de Linhares com mais de 30 mil domicílios. 

Investimentos

O promotor de Justiça Emmanoel Gagno cobrou qualidade na aplicação dos recursos públicos. “É preciso olhar com muito critério para a destinação dos recursos. É necessário que o representante do povo esteja realmente conectado com o povo. E que converse com o povo com seriedade, sem demagogia. A nós foi delegado poder, e o que o povo quer de nós é que exerçamos esse poder com extrema responsabilidade. Reforço aqui que se não é possível ao Poder Legislativo aplicar verbas, é possível ao Poder Legislativo fiscalizar a aplicação das verbas”.

Além do presidente da comissão, Delegado Danilo Bahiense, os deputados Delegado Lorenzo Pazolini (sem partido) e Marcos Garcia (PV) participaram do debate em Linhares. Após a série de audiências públicas promovidas pela Comissão de Segurança, o grupo irá elaborar um relatório com as principais reivindicações e propostas para serem apresentadas ao Poder Executivo.