Geral

Palestras e troca de experiências marcam o Primeiro Seminário INTEGRAR – Inovação, Tecnologia e Gera

Postada em:

Cerca de 200 pessoas entre universitários, estudantes técnicos, secretários e servidores municipais, marcaram presença no auditório do SENAI na última segunda-feira (03) para o Primeiro Seminário INTEGRAR – Inovação, Tecnologia e Geração de Redes. O evento é uma realização da Prefeitura de Aracruz por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SEMDE).

O projeto INTEGRAR tem como objetivo estimular a criação de um ecossistema de inovação e empreendedorismo em Aracruz, por meio da sensibilização e do fomento das relações entre os diversos agentes desse arranjo. O propósito é colocar em prática a Tríplice Hélice, que é a junção entre Governo, Universidades e Setor Produtivo para criar um ambiente favorável no município.

Três palestras sobre diferentes temas fizeram parte da programação do evento. Primeiro, o empreendedor, especialista em inovação e CEO e curador de conteúdo da WIS Educação, Leonardo Carrareto, falou sobre “Organizações Exponenciais”. Logo depois, foi a vez da diretora de Inovação, Tecnologia e Produtividade do SENAI e SESI ES, Juliana Gavini, que falou sobre “Ecossistema da Inovação”. Finalizando, o Diretor Presidente da Tecvix Planejamento e Serviços Ltda, Luiz Alberto Carvalho, falou sobre o tema “De Patente para Produto”.

O secretário de desenvolvimento econômico, Guerino Balestrassi, destacou que o projeto visa fazer com que a população possa inovar no empreendedorismo, e que para isso acontecer é preciso definir bem quais são as dificuldades e demandas que existem, para aprimorar e botar em prática a parceria com as faculdades, universitários, governo e os arranjos produtivos, fazendo assim a tríplice hélice rodar.

“Quando o prefeito Jones Cavaglieri me convidou para trabalhar em Aracruz, ele me pediu para darmos uma atenção especial para essa área da inovação, ciência e tecnologia. Dessa forma, Nós criamos essa marca e projeto que se chama INTEGRAR, com o objetivo de crescer no sentido de praticar inovação, tecnologia e geração de rede no município de Aracruz”, disse o secretário.

O Prefeito Jones Cavaglieri explicou que após o início da gestão, havia uma preocupação, primeiro em estabilizar e depois pensar em avançar nas tecnologias. “O Guerino veio com a missão de dar continuidade ao trabalho de captação de empresas e de sensibilizar os empresários da importância desse município. E o outro desafio era trabalhar a questão da inovação, que é o momento, não temos como fugir disso, é uma realidade. Essa integração entre as academias, os empresários e o poder público é de extrema importância para o município continuar crescendo”, frisou o prefeito.