Geral

SAAE e Cesan apresentam ao legislativo proposta de sistema de esgotamento sanitário para a orla de A

Postada em:

Aconteceu no Plenário da Câmara Municipal de Aracruz na tarde desta segunda-feira (27/05), uma apresentação aos vereadores sobre a proposta do Sistema de Esgotamento Sanitário Integrado para os bairros Mar Azul e adjacências, área essa que compreende 15 comunidades que vão da localidade de Rio Preto, Santa Cruz, a Vila do Riacho. O evento contou com as presenças do prefeito Jones Cavaglieri, do Diretor do SAAE Elias Marochio e do presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael). Foto: Renato Lana

 

Leia também: Família pede ajuda para encontrar taxista desaparecido

Conheça o novo delegado da divisão de Homicídios de Aracruz

Ladrões assaltam bar em Coqueiral de Aracruz e fogem em moto de vítima

SAAE e Cesan apresentam ao legislativo proposta de sistema de esgotamento sanitário para a orla de Aracruz



Elias Marochio deu as boas vindas aos presentes e comentou sobre o projeto de universalização do tratamento de esgoto de Aracruz. “Boa tarde. Nós temos uma missão dada pelo Governo Municipal que é universalizar a coleta do tratamento de esgoto, o que já é compreendido pela população como algo muito necessário, pois além de trazer o desenvolvimento social, traz qualidade de vida e saúde. Dentro dessa realidade, o SAAE elaborou um projeto executivo, separando Aracruz em três regiões, sendo que a primeira compreende os distritos de Jacupemba, Guaraná e Riacho, além de outras 11 comunidades de pequeno porte do interior e a segunda região compreendendo a sede do município”.

Ainda segundo Eilas, a terceira região compreenderia toda orla, cujas condições sanitárias são bastantes precárias com esgotos a céu aberto. “O investimento para a orla gira em torno de 200 milhões de reais para os próximos 30 anos, com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (E.T.E) em uma área pública, preconcebida, na localidade de Mar Azul”, finaliza.

Expectativa de investimentos
Na sequência o presidente da Cesan, Carlos Aurélio Linhalis (Cael), falou sobre as expectativas de investimentos do Governo para todo Estado. “Em nome do Governo do Estado e da CESAN, gostaríamos de falar da possibilidade de trazer para a cidade esse empreendimento. Temos um plano de investimento estruturado para todo o estado na casa dos R$ 2 Bilhões para os próximos quatro anos, recursos estes oriundos do Banco Mundial, BNDES, Caixa Econômica Federal, Banco do Nordeste e da própria CESAN”, explica.

Cael ainda disse que hoje em dia é praticamente obrigatório pensar em saneamento para se ter um desenvolvimento econômico e social. “Eu diria que hoje é mais do que essencial, e sim obrigatório, sair na frente em infraestrutura de saneamento para se pensar em desenvolvimento socioeconômico, pois sem isso, dificilmente se agrega ganhos ao município nessas áreas”, ressalta.

A CESAN
O Coordenador de Concessão da Companhia Espírito Santense de Saneamento (CESAN), Jamil Guilherme, de início fez uma explanação sobre a companhia e sua abrangência. “Somos uma empresa de economia mista, regime jurídico de direito privado e sociedade autônoma, que existe desde 1967 atuando em 52 municípios do Estado. Já atendemos 66% dos municípios do estado e 77% de sua população. Temos uma cobertura de 99,5% de água e outros 64,1% de esgoto”, explica.

Segundo Jamil, atualmente Aracruz está em fase de visitas à região da orla para fechamento do relatório final e atualização dos dados para encaminhamento ao legislativo para apreciação e aprovação. “A CESAN já fez um mapeamento das redes de água existentes em Aracruz para estipular um valor de investimento de acordo com o crescimento populacional nos últimos 30 anos. De imediato precisaríamos de um reforço de 28 milhões para atender a região litorânea, e outros 53 milhões para universalizar o esgoto.

Durante as apresentações também foram detalhados cronogramas, modelagem jurídica do contrato, que é celebrado com dispensa de licitação, mediante gestão de entes federados em convênios, além de comparativos entre as tarifas de água, tanto da CESAN, quanto do SAAE. Após as falas foi aberta uma roda de conversa para que todos pudessem tirar suas dúvidas.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz