Educação

Projeto da Escola de Aracruz ensina a valorizar a vida humana e animal 

Postada em:

A Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Misael Pinto Netto, no Centro de Aracruz, envolveu seus alunos em um projeto que desperta para uma nova forma de ver a vida.
 

A cada ano novos temas são trabalhados na escola e desta vez o escolhido foi “Valorização da Vida”. O projeto se divide em três vertentes: valorização do eu, valorização do meio e valorização do outro. 
 

O objetivo foi oportunizar momentos e atividades de reflexão, elaboração de conceitos e opiniões sobre a valorização da vida e direitos humanos, além da participação de cada um na construção de um mundo mais digno e harmonioso.    
 

De acordo com a professora Janneyde Pascoal da Silva, dentre as ações que envolveram todos os alunos da escola, uma chamou a atenção para os cachorros, muitas vezes maltratados e até abandonados nas ruas pelos proprietários. 
 

“Com a panfletagem buscamos conscientizar a população contra os maus tratos e abandono de animais. Fizemos uma parceria com a médica veterinária Ana Paula Cavalari, que desenvolve as bonecas Anitas. Ela destina 15% da renda obtida com a venda das bonecas para castrar animais de rua”, disse a professora, que divide a coordenação do projeto na área de Humanas com a professora Lilian Lecco Marin.


 

Para incentivar o cuidado com os bichinhos e transformar a teoria em prática, o projeto incluiu a instalação de um comedouro e um bebedouro na frente da escola, que serão abastecidos para uso dos animais de rua e ficarão permanentemente no local.  


 

Também foram realizadas visitas ao Recanto do Idosos e Casa de Acolhimento, que recebe crianças de até 11 anos de idade. Nos dois locais, alunos e professores tiveram momentos de socialização com os moradores, que foram agraciados com um café da manhã ou da tarde. As idosas ainda tiveram direito a maquiagem, pintura de unhas, muito bate papo e até forró. 


 

Dentre outras ações, o projeto contou com momentos de reflexão, debates, incluindo a valorização da mulher, e também uma palestra no auditório a Câmara Municipal.


 

Outra ação que chamou muito a atenção foi a Terapia do Abraço, na qual mesmo pessoas estranhas eram abordadas e abraçadas pelos alunos num simples gesto de amor ao próximo.


 

Outros projetos semelhantes devem ser realizados ao longo do ano letivo da Escola Estadual Misael Pinto Netto.