Esporte

Quase 500 competidores participam da 2ª Etapa do Circuito Capixaba de Montanhas em Aracruz

Postada em:

Cerca de 497 competidores de cidades como Vitória, Serra, Cariacica, Vila Velha, Pinheiros, Cachoeiro, Domingos Martins, Venda Nova do Imigrante, Aimorés (MG) Caratinga (MG), Governador Valadares (MG), Belo Horizonte (MG), Limeira (SP), Campos (RJ) e Rio de Janeiro (RJ) compareceram ao Parque Natural Municipal do Aricanga neste domingo (17/02) para participar da 2ª Etapa do Circuito Capixaba de Montanhas.

A largada ocorreu no Polo de Educação Ambiental do Parque, com os corredores subindo pela estrada principal, indo em direção ao topo do morro. No percurso de 18 quilômetros os atletas retornaram passando por Santa Maria até a entrada principal do Aricanga. Já no trajeto menor, de oito quilômetros, o caminho contornou o parque passando por trilhas. Em ambos os percursos os competidores passaram por belas paisagens e diversos pontos atrativos, como lagoas, pedra do rapel, além de trilhas fechadas pelo verde da mata atlântica do parque.

O evento contou com apoio da Prefeitura de Aracruz, por meio das Secretaria de Turismo e Cultura (SEMTUR), Esporte, Lazer e Juventude (SEMESP) e Meio Ambiente (SEMAM). O organizador do evento, Orlando Gorza, explicou porque Aracruz está entre as cinco cidades do estado que participa do circuito. “Escolhemos as cidades que possuem grande potencial turístico, além é claro das belezas naturais. Esse circuito é a única competição de corrida no Espírito Santo que une a atividade física, respeito e admiração à natureza”, comenta.

Esta foi a primeira vez que Aracruz sedia o Circuito Capixaba de Montanhas. A Secretária de Turismo e Cultura, Flávia Cândida, compareceu ao evento e afirmou que a municipalidade viu com bons olhos a competição, e que não poupará esforços para continuar investindo em atividades afins, que trazem um grande retorno. “Competições como essa têm um grande diferencial, como os princípios da sustentabilidade, e a preservação da natureza, além é claro de criar oportunidades de renda, pois estamos falando de algo que estimula o turismo, fomentando o comércio e a prestação de serviços”, ressalta.

Os corredores falaram do que acharam do percurso em Aracruz, as dificuldades encontradas, e do quanto valeu participar. “Achei complicado, pois o trajeto continha muita subida e trilhas que exigem muita técnica para poder descer no controle. Valeu demais o esforço”, comenta Deivid dos Santos, primeiro a chegar na corrida de oito quilômetros, com um tempo de 44´06´´.

“Foram dois quilômetros de subida antes mesmo da largada, além de três depois da largada e outros cinco de trilhas e muito sol. Terminei os 18 quilômetros. Amo corrida de trilha”, ressalta Izabel Assunção. “Que corrida foi essa! É morro com força! Para se ter uma ideia, eu completei os 18 quilômetros em quase três horas. Parabéns por esse evento maravilhoso”, completa Alessandro Herzog.

A competição contou como apoio de Bombeiros Civis, Polícia Militar e Grupo de Escoteiros.

 
 

Os Bobeiros Civis realizaram um trabalho importante no resgate a corredores ontundidos dentro da mata
 

Premiação
O Circuito Capixaba de Montanhas premiou com medalhas e troféus os cinco primeiros colocados gerais, masculino e feminino, além da categoria por faixa etária, 18-29 anos; 30-39 anos; 40-49 anos; 50-59 anos e acima de 60 anos.

 

Fonte: Prefeitura de Aracruz