Educação

Estudante de Linhares vence concurso nacional de ilustração do cartunista Ziraldo

Postada em:

O estudante Raí Marcelo dos Santos Preato, 11 anos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Prefeito Roberto Calmon, do bairro Aviso, em Linhares, é um dos ganhadores da edição de setembro do Concurso Nacional de Ilustração do Ziraldo. O concurso é realizado durante o programa ABZ do Ziraldo exibido pela TV Brasil.

A iniciativa de inscrever os alunos da escola foi dos professores Simoni Tristão Simonelli e Danilo Souza Silva que lecionam nas turmas de 4° e 5° ano respectivamente. "A premiação do Raí nos motiva ainda mais a desenvolver nas crianças o gosto pela leitura e escrita, além de nos mostrar que estamos no caminho certo", comemorou Danilo. Essa é a primeira vez que os alunos da escola participam do concurso.

De acordo com Raí, vencer o concurso foi a descoberta de que ele é capaz. "Estou muito feliz em vencer o concurso do Ziraldo. Além de me sentir bem eu descobri que posso fazer mais do que acho que sou capaz", disse o aluno que cursa o 5º ano do ensino fundamental.

Raí vai receber a história escrita por ele autografada pelo cartunista e a escola receberá uma cópia do desenho que o Ziraldo fez no programa.

Programa ABZ do Ziraldo

Apresentado pelo escritor e cartunista Ziraldo, a proposta do programa ABZ do Ziraldo é incentivar nas crianças o hábito da leitura. Nesta temporada, o programa lançou o Concurso de Ilustração do Ziraldo. No início de cada edição do programa, Ziraldo faz um desenho e os alunos de escolas públicas e privadas de Ensino Fundamental podem ganhar a obra autografada pelo cartunista.

Para participar do concurso, o diretor deve acessar o site tvbrasil.ebc.com.br/abzdorziraldo/concurso e inscrever a instituição de ensino.O local disponibiliza uma história do Menino Maluquinho com os balões de texto em branco. Para concorrer, os alunos devem escrever o texto dos balões.

É preciso mandar uma cópia dos desenhos para a TV Brasil por e-mail ou pelo correio para os endereços especificados no formulário do site. No dia 15 de cada mês são anunciados no site quatro vencedores.