Política

Número de homicídios cresce assustadoramente em Aracruz na comparação com ano passado

Postada em:

O número de homicídios registrados em Aracruz, norte do ES,  neste início de ano cresceu assustadoramente na comparação com os dois primeiros meses de 2018, segundo levantamento feito pelo Site Aracruz. Imagem ilustrativa

Leia também: Esforços do sindicato, Prefeitura e Governo do Estado renovam esperança de manutenção da CBF em JN

Prefeitura de João Neiva informa que não foi alvo da Operação “Varredura” 

Do dia 1º de janeiro até 27 de fevereiro de 2018 foi registrado 01 único homicídios no município de Aracruz. Em 2019 esse número saltou para 10, o que representa um crescimento de 900%.  

O aumento desses crimes no município eleva os números de toda a região de abrangência do 5º Batalhão da Polícia Militar, que atende a quatro municípios 

O levantamento mostra que até o dia 27 de feveriro de 2019 foram registrados 13 homicídios na região, sendo 10 em Aracruz, 02 em João Neiva e 01 em Fundão. Apenas Ibiraçu não teve crimes dessa natureza.

No mesmo período de 2018, Aracruz registrou apenas 01 homicídio, número igual ao do município de Fundão, enquanto João Neiva e Ibiraçu não tiveram vítimas.

Neste ano corrente, o último homicídio registrado na região ocorreu na segunda-feira (25) no distrito de Guaraná, em Aracruz, onde o jovem Paulo Júnior Mariano, 21 anos, foi executado a tiros após o assassino invadir a residência da vítima. O jovem estava dormindo quando foi alvejado por vários disparos que lhe atingiram na face e peito.   

O Site Aracruz procurou a Polícia Militar e a Secretaria de Segurança para saber a que se pode atribuir o aumento desses números e que providências estão sendo tomadas para reduzir a violência em Aracruz e região.

 

Polícia Militar

Através de nota, a Polícia Militar ressaltou que, “naquilo que lhe compete, realiza policiamento ostensivo diário em todos os munícípios do Estado, incluindo Aracruz, João Neiva e Fundão, agindo de forma preventiva e repressiva, com operações constantes de abordagens, blitze, cercos táticos e pontos bases. Além disso, dispõe à sociedade todos os seus recursos de policiamento disponíveis, tais como viaturas, motocicletas, bikes, aeronaves e drones.


No entanto, a PM lembra que faz parte de um sistema de segurança pública do qual participam outros atores de fundamental importância para sua eficácia, entre estes; a Polícia Civil, a Polícia Federal, o Ministério Público, a Justiça, as prefeituras, assim como a colaboração da população. Por isso, a Polícia Militar reforça que conta com a contribuição das comunidades para os casos de crimes em andamento, através do Ciodes (190). Ainda, pelo Disque-Denúncia (181), para denúncias sobre indivíduos que possam estar envolvidos em ações criminosas. O sigilo e anonimato são garantidos”, conclui a nota.

 

SESP

Também através de nota, a Secretaria de Estado de Segurança Pública respondeu:
Secretaria de Estado da Segurança Pública (SESP) informa que está atuando fortemente para reduzir a letalidade violenta em todo o Espírito Santo. O programa Estado Presente está em início de fase de reimplantação e o objetivo é atuar em todas as frentes, de forma integrada e conjunta. As ações serão realizadas de forma gradativa, com objetivo de atingir o foco do problema, que é social. Sobre as condições das forças de segurança, a SESP ressalta que concursos para a Polícia Militar, Polícia Civil e Corpo de Bombeiros estão em andamento e a busca pelo aumento do efetivo, para atender melhor a população, é constante.