Educação

1ª Conferência Municipal de Educação Infantil é realizada em Aracruz

Postada em:

Nesta conferência foram tratadas as temáticas “Diálogos: A relação da BNCC e o Currículo” e “Sistema de Colaboração: O papel da escola na (re)elaboração curricular”

Aconteceu nesta última terça-feira (07/08), das 18:30 às 21:30, no plenário da Câmara Municipal de Aracruz, a 1ª Conferência Municipal de Educação Infantil: “O percurso da Educação Infantil na BNCC”. A BNCC – Base Nacional Comum Curricular, foi homologada em dezembro de 2017. Trata-se de um documento referência comum para todos os sistemas de ensino, que define os conhecimentos essenciais que todos os alunos da Educação Básica têm o direito de aprender. Foto: Divulgação

Prevista em lei, ela deve ser obrigatoriamente observada na elaboração e implementação de currículos das redes públicas e privadas, com o objetivo de melhorar a qualidade do ensino em todo território brasileiro. A BNCC é uma política de Estado, construída de maneira democrática e colaborativa, por meio de um processo iniciado em 2015, o qual foi conduzido pelo MEC – Mistério de Educação e Cultura, Consed – Conselho Nacional de Secretários de Educação, Undime – União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação, CNE – Conselho Nacional de Educação com a participação da sociedade civil, professores e gestores.

O município de Aracruz vem discutindo a BNCC por meio de formação continuada. Ele recebeu da Secretaria de Estado da Educação, a versão desse documento impresso, o qual foi distribuído recentemente em todas as escolas municipais. Neste momento, cabe a cada rede de ensino conhecer esse documento, estudá-lo e articular como contribuirá na (re)elaboração do currículo municipal e estadual.

Nesta conferência foi tratada as temáticas “Diálogos: A relação da BNCC e o Currículo”, com a palestrante Magda Luiza Bertolini Tótola (Mestre em Educação pela UFES/ES e Lígia Cristina Bada Rubim (Doutora em Educação no Currículo pela PUC/SP), que abordou sobre o “Sistema de Colaboração: O papel da escola na (re)elaboração curricular”.

Houve ainda a participação de Professores, Diretores, Pedagogos, Auxiliares da Educação Básica - APEB, Redatores do Currículo Estadual da Educação Infantil, representantes da Equipe técnica da Educação Infantil de Ibiraçu, representantes da Equipe técnica da Educação Infantil de João Neiva, Técnicos da Secretaria Municipal de Aracruz, Estudantes da FAACZ - Faculdades Integradas de Aracruz e Equipe pedagógica/docente do Centro Educacional Pensar (Aracruz e Coqueiral), totalizando aproximadamente 260 pessoas.

Fonte: Prefeitura de Aracruz