Educação

Programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) inicia segundo ciclo de atividades em Aracruz

Postada em:

Iniciativa tem o envolvimento da Fibria e, neste ano, tem como foco a melhoria da aprendizagem. Uma das ações envolve um plano de mobilização social voltado à leitura

As atividades do segundo ciclo do programa Parceria Votorantim pela Educação (PVE) serão realizadas entre os dias 12 e 14 de junho em Aracruz. A iniciativa visa contribuir com a melhoria da educação pública em municípios onde atuam as empresas do Grupo, entre as quais a Fibria.

 

O tema escolhido para ser trabalhado pelo PVE em 2018 é “A gestão com foco na aprendizagem”, contemplando alguns dos principais desafios enfrentados pelos gestores da área de educação. A temática é abordada na frente de gestão durante as reuniões e formações com grupos de diretores e gestores educacionais. Na frente demobilização, o tema este ano é “Leitura”, com foco no incentivo e promoção de ações para fortalecer a leitura junto aos municípios. O público-alvo desta frente são os alunos, pais, professores e representantes da sociedade civil.

 

“Este ano, o PVE está com um grande movimento de leitura nas cidades. Nosso objetivo é angariar cada vez mais pessoas da sociedade para participar de um plano de ação, que envolve inúmeras atividades, como revitalização de bibliotecas, recitais de poesias e leitura de textos em diversos pontos”, destacou a consultora de sustentabilidade da Fibria, Sandra Oliveira.

Nesta segunda etapa do PVE 2018, começará a mobilização de alunos para inscrever projetos no Desafio Criativos da Escola, que selecionará iniciativas que apresentarem soluções para transformar a realidade de suas escolas e comunidades.

 

Já a reunião com o grupo de mobilização social acontece no dia 14 de junho, das 17h às 20h, no Polo da UAB. Nesta agenda, serão inseridas novas ações para o plano que vem estimulando as atividades de leitura no município. “Todos os interessados no projeto e aqueles que também desejam contribuir com ações de leitura em Aracruz podem se juntar ao grupo no dia 14 de junho”, ressaltou Sandra

 

Leitura

 

Desde o início do ciclo do PVE 2018, vêm sendo desenvolvidas em Aracruz ações do plano de mobilização social voltado à Leitura. Em abril, por exemplo, durante o Desfile Cívico Multicultural do município, houve a participação da Comunidade de Leitores, homenageando pessoas que doaram o seu tempo fazendo parte deste projeto, que tem movido ações voltadas para a leitura em diversos pontos da cidade.

                           

Como parte das ações do grupo de mobilização social de Aracruz, alunos da Apae, portadores de necessidades especiais (autismo), leram textos e recitaram poesias, com transmissão ao vivo pela Rádio SIM. O mobilizador Marcos Antônio Giacomim, representante do Lions Clube, foi quem conduziu a apresentação ao vivo, falando um pouco do programa PVE no município e dos benefícios para a comunidade.

 

Os alunos da Apae também participaram de uma ação na Praça São João Batista, no centro de Aracruz, lendo textos variados e recitando poesias. Durante a atividade, foram abordadas as pessoas que ali circulavam, que se encantaram com a iniciativa.

 

Projetos de estímulo à leitura vêm ocorrendo em diversas escolas da rede municipal de Aracruz. Um exemplo é a CMEB Professora Maria Luiza Devens, com o projetoMala Viajante, que promove momentos de leitura com seus estudantes.

 

Com o apoio do PVE e junto à Secretaria de Cultura de Aracruz, o grupo de mobilização social do município está traçando ainda um plano de ação voltado à revitalização e reestruturação da Biblioteca Municipal de Aracruz. O objetivo principal do grupo é divulgar o espaço, que disponibiliza um rico acervo para desenvolvimento de pesquisas e troca de conhecimento.

 

 

PVE 2018

Este ano, os municípios contemplados pelo programa PVE no Espírito Santo passaram de quatro para nove, alcançando mais de 40 mil alunos de 175 escolas. No Espírito Santo, participam do PVE 2018 os municípios de Aracruz, Conceição da Barra, Fundão, Ibiraçu, Montanha, Pedro Canário e Pinheiros. Após Aracruz, entre os dias 18 e 22 de junho, acontece o segundo ciclo de atividades do programa em Fundão e Ibiraçu.